Setecidades Titulo Caos
Temporal deixa toda região debaixo d’água

Chuva de duas horas e meia provoca inundações, arrasta carros e invade residências

Anderson Fattori
Fábio Martins
11/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 O temporal que atingiu o Grande ABC na noite de ontem, das 20h às 22h30, trouxe transtornos incalculáveis aos moradores. Diversas ruas ficaram alagadas, carros foram arrastados pela correnteza e a água invadiu casas principalmente em Santo André, São Bernardo e São Caetano. Até o fechamento desta edição, o Corpo de Bombeiros estava fazendo resgates e não havia registro de vítimas mais graves.

A Avenida dos Estados foi uma das vias mais afetadas. O transbordamento do Rio Tamanduateí paralisou os dois sentidos e da linha 10 Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) no trecho entre a Estação São Caetano e Prefeito Celso Daniel, em Santo André.

Um dos primeiros córregos a transbordar foi o Guarará, que corta a Avenida Capitão Mario de Toledo. A água invadiu ruas da Vila América e chegou aos telhados das casas na Rua Erato. Ali ao lado, na Vila Pires, vias como a Chuí e Miguel Couto foram atingidas. A região da Estação Prefeito Celso Daniel, da CPTM, também ficou submersa. Por conta da tempestade, a Faculdade de Medicina do ABC, na Vila Príncipe de Gales, cancelou as aulas de hoje.

Em São Caetano, o bairro Fundação ficou literalmente debaixo d’água. A Avenida Guido Aliberti, no encontro com a Estrada das Lágrimas, virou rio e arrastou carros. Foram registrados diversos chamados para resgates,

No Extra Anchieta, em São Bernardo, também houve registro de alagamento, assim como nos bairros Rudge Ramos e Paulicéia. A Avenida Brigadeiro Faria Lima, no Centro, também registrou virou um verdadeiro rio.

Diretor da Defesa Civil de Santo André, Rafael Neves relatou que, conforme dados constatados às 22h, havia caído 115 milímetros de chuva. Como comparação, a última grande tempestade, no dia 23 de novembro, registrou 94 milímetros. Em fevereiro, no dia 16 ventos e chuva causaram destruição, principalmente em São Caetano.

Segundo ele, Santo André novamente “foi a bola da vez”, tendo em vista a quantidade de água e o fato de ter afetado as principais regiões – e vias – de passagem. “Houve alagamento em praticamente toda a (Avenida) Capitão Mário Toledo (de Camargo), Perimetral, Santos Dumont, boa parte da extensão da Avenida dos Estados, bairro Santa Terezinha. Os piscinões transbordaram, assim como o Rio Tamanduateí, Ribeirão dos Couros e dos Meninos”, disse.

Neves pontuou que Santo André ficou em situação caótica, ao lado de São Bernardo e alguns trechos de São Caetano e Mauá. “A inundação, em certos pontos, chegou a passar a marca de um metro de altura, nível muito perigoso”, admitiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;