Setecidades Titulo Segurança Pública
Rio Grande da Serra recebe R$ 146 mil para construção de base da GCM

Corporação deve iniciar atividades em maio deste ano

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
08/03/2019 | 18:40
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 O governador do Estado, João Doria (PSDB), oficializou nesta sexta-feira a liberação de R$ 146 mil em recursos para construção da primeira base da GCM (Guarda Civil Municipal) de Rio Grande da Serra. O montante refere-se a emenda parlamentar feita por indicação do deputado estadual Estevam Galvão (DEM), com base eleitoral em Suzano.

De acordo com o prefeito Gabriel Maranhão (sem partido), a futura estrutura que abrirá suas portas em dois meses ficará instalada em prédio situado na Avenida José Bello, na Vila Conde. “A base servirá como apoio para agentes da corporação num ponto onde temos grande movimentação de moradores devido a presença ao lado do parque linear da cidade. Será um ganho imenso para a segurança da nossa população”, afirma.

Atualmente única cidade do Grande ABC que não possui GCM, Rio Grande da Serra deve iniciar as atividades da sua primeira turma de agentes em maio deste ano, no mês de aniversário de 55 anos do município.

Ao todo, 30 agentes já foram contratados por meio de concurso público e, no momento, passam por testes psicológicos. A expectativa é de que nas próximas semanas o grupo inicie o treinamento em campo.

A medida, segundo Maranhão, vai de encontro com o fortalecimento de ações integradas de Segurança Pública no Grande ABC. Desde 2014, quando a Lei Federal 13.022 deu à GCM direito ao porte de arma de fogo, mantendo a incumbência de proteção à vida e ao patrimônio público, municípios da região têm fortalecido o trabalho da corporação.

"A GCM fortalecerá o combate às ações de criminosos, voltando a dar a sensação de segurança para nossos moradores”, afirma o prefeito.

Conforme dados da SSP (Secretaria da Segurança Pública), no ano passado, o Rio Grande da Serra teve queda em praticamente todos os indicadores criminais analisados pelo Estado, com exceção do furto em geral. Em 2018, foram 292 casos, contra 273 registrados no mesmo período de 2017.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;