Memória Titulo COLUNA
Memória metalúrgica construída

Prestes a completar 60 anos de fundação – 1959-2019 – o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC mantém setores que preservam sua história

Ademir Medici
23/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


“Temos uma responsabilidade histórica. O que nos trouxe até aqui (à frente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC) foram as greves de 1978, 1979, 1980... E por que elas aconteceram? (Em função da) Aglomeração de fábricas gigantescas, em São Bernardo, e em Diadema, por conta das que trabalhavam para as montadoras.”

Este é um trecho da entrevista concedida ao DGABC TV pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana (o Wagnão).

Na entrevista, que está no ar, o entrevistado compara as notícias advindas da unidade São Caetano da General Motors com as notícias apregoadas, nos anos 1990, pela Volkswagen, que também tencionava deixar São Bernardo.

A entrevista de Wagnão foi antes de a Ford comunicar a decisão de fechar a sua planta em São Bernardo.

A partir das greves da virada dos anos 1970 para 1980, uma a uma, novas lideranças dirigiram o antigo Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema. Para cada um, uma palavra de Wagner Santana. Uns mais, outros menos, os presidentes metalúrgicos viveram momentos complexos, nem todos estudados detalhadamente, apesar dos esforços do advogado Antonio Possidonio e do historiador John French.

Daí porque é muito importante o trabalho desenvolvido pelo próprio sindicato, via Centro de Memória e TV dos Trabalhadores, que guardam uma documentação simplesmente fundamental, com documentos escritos, áudios e vídeos – projeto que deve ser estimulado, jamais paralisado.

Os 60 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. E uma galeria de lideranças históricas

Entrevistado: Wagner Santana, o Wagnão, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
- No ar pelo DGABC TV
- Sintonizem: www.dgabc.com.br
 

O Carnaval e suas histórias
 

Texto: Milton Parron

Neste fim de semana, e no próximo, apresentaremos dois programas produzidos especialmente para o Carnaval de 2019.

Abordaremos as músicas de Carnaval cujos autores ou intérpretes tenham sido entrevistados em algum momento, ao longo dos últimos 70 anos, em programas da Rádio Bandeirantes. Eles próprios contarão detalhes da música focada, data da gravação, fatos que inspiraram a sua composição, repercussão na época, brigas eventuais entre os autores e intérpretes quase sempre por questões de vaidades.

Basta lembrar Ai Que Saudades da Amélia, do Mario Lago em parceria com Ataulfo Alves. Por uma questão de fluidez melódica, Ataulfo mexeu na letra do Mario Lago, e por causa disso romperam a amizade. Histórias como essa existem às pencas.

EM PAUTA
Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) Memória. Velhos Carnavais – quarta parte.

Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h, além da internet, radiobandeirantes.com.br.
 

III Copa Tulica de futebol senior
 

As chuvas impediram a quinta rodada, sábado passado. Os jogos ficaram para hoje, no Campo Distrital do Nacional: às 8h, São Jorge/Humaitá x Ipanema; às 9h20, Reapar Parafusos x Nacional: às 10h40, Santo André x Águias de Nova Gerty; folga: Icontafisco.

Nota – O repórter Mauricio Silva acompanha este torneio, que reúne grandes craques do passado, bons de bola até hoje.

Interação com Facebook
 

‘A cidade e a loucura da zona central’

O Centro é o retrato do agito, paraíso de ambulantes, jogadores, marginais. E tudo acontece sob a guarda do prefeito, com a proteção dos alegres defensores dos direitos humanos.

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 23 de fevereiro de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 23 de fevereiro de 1989 – ano 31, edição 6996

Manchete – Celso (Daniel, prefeito de Santo André) e PT discutem parentes na administração
Calor – O repórter-fotográfico João Colovatti registra, em foto de Primeira Página, a cena de uma tarde de verão de mais de 30ºC em Santo André. Na Rua Coronel Oliveira Lima, a descontração de dois jovens casais de namorados e a rodinha dos aposentados no calçadão.
Informática – Software administra controle no setor do trabalho de segurança.
 

Em 23 de fevereiro de...

1919 – O jovem trabalhador Francisco Antonio Fernandes, residente em Rio Grande (da Serra), tenta tomar um trem em movimento, na Estação de Ribeirão Pires, perde o equilíbrio e sofre violenta queda. É transportado para a Santa Casa de São Paulo.
- Do noticiário do jornal Democratie et Rouvelles, de Paris, reproduzido pelo Correio Paulistano: manifesto lançado por Lenine convoca as classes trabalhadoras da França, da América, da Inglaterra e da Itália a fazerem a revolução internacional.
- Começa a circular o semanário A Plebe.
Carnaval 1919 – Deseja-se alugar um bom cavalo para os três dias de Folia. Ofertas, com preço, aos cuidados de ‘Carnavalesco’, nesta folha (Estadão).
 

Hoje

- Dia Nacional do Rotary

Santos do Dia

- Policarpo
- Romana
- Sereno

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 23 de fevereiro:

- No Amazonas, Atalaia do Norte
- No Ceará, Bela Cruz
- No Paraná, Campo Largo

Fonte: IBGE
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;