Alguns sites, como www.ecycle.com.br e www.grupoambipar.com.br, ajudam a fazer o descarte sustentável. Basta digitar o que quer jogar e algumas soluções são propostas. Também indicam endereços de postos que recebem materiais e lojas que coletam.
Você sabia que a maior parte das lentes de óculos fabricada no Brasil não é reciclável? Já algumas armações podem ser reaproveitadas. Fotografias também não devem ser jogadas no lixo comum. A solução para alguns produtos é guardar, doar, vender ou virar decoração.
Tudo o que for feito de plástico e metal pode ser reciclado. Nessa categoria estão os fones de ouvido. Mas cuidado com os eletrônicos: todo produto com bateria e placa eletrônica possui material contaminante e jamais deve ser jogado no lixo (procure um posto coletor). Celular e seus acessórios devem ser devolvidos na loja onde foram comprados.
O Ecoponto Digital, em São Bernardo, recebe lixo eletrônico. Lá os aparelhos são desmontados, concertados e encaminhados para programa que oferece aula de informática. De acordo com Henrique Celso, coordenador de Ações para a Juventude, as doações estão paradas para reestruturação.
E maquiagem? Use até acabar e separe a embalagem para reciclagem. Os esmaltes não devem ser jogados no lixo nem dissolvidos em acetona por causa da toxidade. O D+ entrou em contato com três fabricantes de esmalte e até o fechamento da edição nenhum deu retorno sobre o descarte do produto. O melhor é pensar bem antes de comprar.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.