Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 6 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Quem é você, colaborador Nordon?

Memória busca contato com antigos funcionários da companhia, que fez história na Avenida Industrial


Ademir Medici

20/02/2019 | 07:00


 Recentemente Memória focalizou a presença da Nordon Indústrias Metalúrgicas em Santo André, companhia que modificou a paisagem da cidade entre as décadas de 1960 e 1990. Uma empresa que produzia equipamentos gigantescos. Um exemplo: tanques de nitrogênio para marcas como a White Martins.

Temos em mãos muitas fotos da Nordon: 1.000, 5.000? Mas falta um complemento importante: a memória oral de antigos diretores, acionistas, funcionários, técnicos, operários. Chegamos até a uma secretária executiva, mas ela preferiu não falar.

Das imagens obtidas, temos as dos personagens das fotos de hoje, da fabricação e do escritório. Quem seriam eles? Por onde andariam? Este é o desafio. Apenas eles para auxiliar nesta construção de memória, tão importante para a história industrial de Santo André e região.

 

Os sonhos desta escritora andreense

Cintia Corina Andreoza, andreense técnica em publicidade e tradução, é escritora com uma obra publicada Eu, Alhambra e os Três. Trata-se de uma história sobre vingança, amor casual e o inesperado.

Ela também escreveu um roteiro de cinema chamado Riverside Bye -Bye.

O trabalho de Cintia como secretária no ramo jurídico rende boas histórias.

Tanto que ela está escrevendo, simultaneamente, uma peça de teatro e mais um screenplay (roteiro) para cinema.

Sonhos, ela destaca dois: ter a sua obra estudada nas escolas e viajar pelo mundo.

Enquanto isso, Cintia tem participado de atividades como o Sarau Urbanista Concreto, desenvolvido sábado passado no Parque São Rafael, Zona Leste de São Paulo, evento organizado pelo professor Germano Gonçalvez.

“Fico feliz pelo convite e muito honrada em participar da página Memória”, diz ela, muito simpática. “Todas as manhãs, mamãe (ao ler a página Memória) faz comentários sobre quem foi quem e quando foi.”

Cintia Corina também participou, aqui no Diário, da abertura do Encontro São Paulo de Literatura, iniciativa da Editora Matarazzo.

 

Interação com o Facebook

‘Conversa gravada num consultório’

O papo se inicia no momento em que J. M. se defronta com a fisionomia do professor doutor.

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 19 de fevereiro de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

 

Diário há 30 anos

Domingo, 19 de fevereiro de 1989 – ano 31, edição 6993

São Caetano – Município terá Guarda Municipal integrada.

Primeira Divisão – O Santo André estreia no Campeonato Paulista de 1989 contra a Ferroviária. O jogo será no Bruno Daniel. O técnico da equipe é José Carlos Serrão.

Cultura & Lazer – o Grande ABC reclama livrarias. Com poucas opções de compra, consumidores de cultura da região buscam na Capital os títulos ausentes das listas escolas e de best-sellers.

Comportamento – Arte de reformar roupas ganha impulso com a crise. Reportagem: Maria do Socorro Diogo.

 

Em 20 de fevereiro de...

1919 – Em artigo publicado na Seção Livre do Estadão, é citada a Companhia Industrial de Ribeirão Pires, artigo do qual extraímos os seguintes tópicos:

A companhia teria como acionista e membro do Conselho Fiscal o deputado Carlos de Campos.

A empresa aparece no Diário Oficial do Estado de 7 de novembro de 1916, com a publicação de uma ata sua de 25 de outubro de 1916.

À empresa estaria entregue o calçamento da cidade de São Paulo.

O artigo em questão é eminentemente político. Afirma que a Companhia Industrial de Ribeirão Pires pertence a acionistas alemães e que conta com o apoio de políticos e demais autoridades brasileiras.

Assina o artigo Ivan Subiroff, que se autodenomina delegado da República dos Soviets russos em São Paulo.

Provavelmente um pseudônimo, que nas edições seguintes voltará a escrever.

Para nós, da Memória, um século depois, vale destacar os pontos alinhavados para demonstrar um aspecto da política econômica de Ribeirão Pires de então.

Internacional – Do noticiário do Estadão: atentado contra Geogers Clemenceau, presidente do Conselho de Ministros e ministro da Guerra da França. Três tiros o atingem, sem gravidade. O agressor é preso.

1934 – Fundado o Partido Independente Municipal, PIM, organização política com sede no Distrito de Paz de Santo André e que recebia o apoio do jornal O Imparcial.

 

Santos do Dia

Eleutério

Zenóbio

Leão de Catânia

Nilo

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 20 de fevereiro:

Em Tocantins, Angico, Araguanã, Bom Jesus do Tocantins, Cariri do Tocantins, Carrasco Bonito, Centenário, Fortaleza do Tabocão, Mateiros, Maurilândia do Tocantins, Palmeirante, Riachinho, Rio da Conceição, São Miguel do Tocantins, São Salvador do Tocantins e Sucupira.

Na Bahia, Ibitiara e Lafaiete Coutinho.

Em Santa Catarina, Xaxim.

Fonte: IBGE



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;