Setecidades Titulo Em São Bernardo
Jovem que teve a testa tatuada é preso por roubo

Ruan Rocha, 18 anos, foi flagrado com pertences de funcionários da UPA Silvina, em S.Bernardo

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
15/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 O jovem Ruan Rocha, 18 anos, que teve a testa tatuada com a frase ‘eu sou ladrão e vacilão’ em junho de 2017, foi detido pela GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo na madrugada de ontem. O rapaz foi flagrado roubando um celular, uma blusa de moletom e R$ 20,30 de funcionários da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Silvina. Após passar por audiência de custódia, a Justiça determinou a prisão preventiva de Rocha.

Uma das vítimas, a auxiliar de limpeza Sueli de Souza, 44, relatou que o rapaz foi surpreendido por uma colega e aparentava estar perturbado e sujo. “Parecia uma pessoa que está vivendo na rua”, completou. A vítima também afirmou que ainda são aparentes as marcas da tatuagem na testa de Rocha, apesar de ele ter passado por tratamento para remoção da tinta.

Em março do ano passado, o rapaz também havia sido preso por furtar um desodorante de um supermercado em Mairiporã, na Grande São Paulo. Na época, foi solto após pagamento de fiança de R$ 1.000.

O advogado e coordenador da Comissão da Infância e Juventude do Condepe (Conselho Estadual de Direitos Humanos), Ariel de Castro Alves, que acompanhou o caso em 2017 e fez a denúncia de tortura contra o jovem, classificou o novo episódio como lamentável. “Ele é doente e, infelizmente, não conseguiu se recuperar da dependência de drogas nas clínicas onde ficou. Não possui respaldo familiar. Se continuar assim, seu destino é a cadeia ou a morte”, ressaltou. “A sociedade falhou na recuperação desse adolescente.”

A mãe do rapaz, Vania Aparecida Rosa Rocha, não quis dar declarações ao Diário.

 

APOLOGIA

No boletim de ocorrência registrado ontem, ao lado do nome do indiciado, foi acrescentada a expressão “vulgo ladrão e vacilão”. O coordenador do Condepe reprovou a conduta, que, segundo ele, pode ser considerada crime de apologia a fato criminoso, previsto no decreto lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940. “Neste caso, foi apologia às lesões e torturas sofridas pelo jovem quando foi tatuado na testa”, advertiu Alves. A SSP (Secretaria da Segurança Pública) do Estado foi questionada, mas não respondeu até o fechamento desta edição.

 

TATUAGEM

Em junho de 2017, Rocha, então menor de idade, teve a testa marcada pelo tatuador Maycon Wesley Carvalho dos Reis, 28, e pelo pedreiro Ronildo Moreira de Araújo, 30, que o acusaram de tentar roubar uma bicicleta, episódio que o então menor diz não se lembrar por estar sob efeito de drogas. A dupla filmou o momento e divulgou na internet. Ambos foram presos em fevereiro do ano passado por lesão corporal gravíssima e constrangimento ilegal. Apenas Araújo ainda cumpre pena.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;