Palavra do Leitor Titulo Palavra do Leitor
Acisa comemora 81 anos
Por Do Diário do Grande ABC
13/02/2019 | 09:20
Compartilhar notícia


 Com gestão norteada pela versatilidade, modernidade e atenta às necessidades da classe empresarial, a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) completa hoje 81 anos de fundação. E como o desenvolvimento econômico sempre esteve na pauta da diretoria, a associação mantém posicionamento firme em relação às cobranças indevidas que prejudicam empreendedores e, consequentemente, o crescimento regional e a manutenção dos empregos.

O reajuste abusivo da cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) na cidade andreense foi objeto de pedido de liminar em 2018; posicionou-se contra à reoneração da folha de pagamento; beneficiou, por meio de liminar, empresas da cidade que fazem uso de vale-transporte para os funcionários, com preços majorados, e obteve importante vitória junto ao Supremo Tribunal Federal, que excluiu o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na base de cálculo das contribuições para o PIS (Programa de Integração Social) e para a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). Com essa medida judicial, todos os seus associados estão podendo reaver valores recolhidos indevidamente.

Sempre com visão à frente, a Acisa foi uma das associações pioneiras na criação do Núcleo de Mulheres Empreendedoras no Estado de São Paulo, com forte reconhecimento no cenário econômico e, inclusive, participante do Projeto Empreender Competitivo, fruto de parceria entre a Facesp e Sebrae. Este projeto visa capacitação e valorização do empoderamento feminino. Para fomentar o crescimento por meio do associativismo, a entidade comercial também possui núcleos de jovens empreendedores, de pet shop, ciclismo e de escolas particulares infantis. Mantém, ainda, representação nos mais importantes conselhos e comissões da cidade, como de desenvolvimento econômico, Condephapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico de Santo André) e Comugesan (Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André).

A Acisa acredita que o fortalecimento das relações empresariais deve estar centrado em grandes parcerias, como as que mantém com as secretarias municipais, Ciesp, Fundação Santo André, Strong/Esags/FGV, diversas entidades representativas de classe, além de várias empresas que proporcionam benefícios aos seus associados por meio do Clube de Vantagens. Hoje, a Acisa possui cerca de 4.000 associados, escritório regional da Jucesp, emissão de certificados digital e de origem, moderno serviço de cobrança e análise de crédito, plataforma digital de marketplace Ganhe Você, câmara de mediação, conciliação e arbitragem.

Pedro Cia Junior é presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André).

PALAVRA DO LEITOR

Rautenberg
Notícia publicada por este Diário (Política, dia 10) revela que em 2018 o vereador mais votado nas últimas eleições, Roberto Rautenberg, participou durante o ano todo de uma única sessão na Câmara de Santo André, em dezembro, o que lhe possibilitou receber dois salários, equivalentes a R$ 30.063,52, antes de solicitar nova licença. Até quando vamos ter que aturar essas mazelas? O que esse parlamentar fez foi dar bela bofetada no cidadão de Santo André, principalmente em seus eleitores. Importante informar que a sessão em que participou teve a duração de 45 minutos, o que representa R$ 668 por minuto. É importante que ele saiba que é possível enganar algumas pessoas por algum tempo, mas jamais ele enganará a todos por todo tempo. No próximo ano teremos novas eleições.
Clovis Boaro
Santo André

Desgoverno
Os 43 dias do ano de 2019 estão sob a égide de Cassandra e, segundo a pitosa, continuarão com este desgoverno. Saudações desgovernadas resistentes laicas.
João Paulo de Oliveira
Diadema

Preparo
Ninho do Urubu: mais uma tragédia em 2019. Ano regado a tragédias na terra, na água, no fogo e no ar. Como sempre o mundo nos envia condolências e solidariedade, como mensagens de consolo por mais tropeços sofridos. Está na hora de acabar com a maioria dessas tragédias e nunca mais mencionar o argumento daqueles que não apreenderam as lições básicas de suas funções: ‘Apreendemos com o erro’. Chega de apreender com o erro! Esse argumento justifica apenas a falta de preparo para cada caso. Espera-se do governo, sequioso de mudanças, que venham a ser estabelecidas leis que regulamentem o exercício livre, mas de capacidade garantida de todos os profissionais prestadores de serviço à construção civil, à indústria, e ao Estado. Que cada passo de uma construção ou reforma, desde o alicerce até a colocação de ar-condicionado ou para-raios, seja obrigatoriamente inspecionado e rubricado com a assinatura responsável de alguém preparado para responder jurídica e tecnicamente pelos atos profissionais praticados, e com a concordância do Órgão Público determinado para atestar a veracidade e a correição da execução daquele projeto.
Ruben J. Moreira
São Caetano

Gilmar
Todos nós sabemos que quando órgão público faz denúncia contra algum figurão da República, tudo é abafado, porque, em vez de serem julgados, os funcionários acabam transferidos para comarcas que nem um pobre mendigo quer. Por isso, nenhuma novidade que, após terem sido vazadas denuncias contra o ministro Gilmar Mendes, de repente a ‘Receita não viu processo nenhum’ . Ninguém sabe, ninguém viu, mas, com certeza, algumas cabeças serão devidamente cortadas. O Leão só corre atrás de pobres piabas assalariadas.
Beatriz Campos
Capital

Boechat
Desde a morte de Ayrton Senna não sentia tão forte a perda de alguém! Morreu, sem sombra de dúvida, o maior e melhor jornalista do Brasil, Ricardo Boechat, aos 66 anos. Deixa vazio que já sentimos nas manhãs. Muito podemos discorrer sobre a vida desse homem, mas quero apenas fazer paradoxo diante de algo que acho triste nos seres humanos: às vezes mandamos mensagem para uma pessoa qualquer e muitas vezes não temos resposta. Essa pessoa provavelmente nos ignora. Boechat, em compensação, não nos deixava sem respostas. Alguém tão importante ao meu ver e tão simples e recíproco. Isso nele me encantava. Particularmente não consigo ignorar a ninguém, e agradeço a Deus por tão simples atitude. Na verdade, acho ato de educação. Ninguém é melhor do que ninguém. Somos um vento que quando menos esperamos se dissipa. Deus conforte o coração de toda sua família e em sua bondade infinita peço que conforte o meu também.
Rosângela Caris




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;