Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 19 de Fevereiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Turismo

turismo@dgabc.com.br | 4435-8367


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

As principais atrações de Liubliana, na Eslovênia

Paulo Basso Jr.

12/02/2019 | 08:48


Basta um dia para conhecer quase tudo que importa em Liubliana, a linda e pequenina capital da Eslovênia, embora o ideal seja passar ao menos três na cidade para explorá-la com calma. E, acredite, você vai querer fazer isso antes de fazer os exuberantes passeios pelos arredores e explorar esse lindo país.

Siga a cobertura de nossos repórteres por todo o mundo, diariamente, no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories curiosos.

De dia, por exemplo, dá para visitar lugares como a catedral dedicada a São Nicolau, aquele mesmo que inspirou a figura do Papai Noel, e o Mercado Central, sempre muito colorido graças às barracas de frutas e flores.

Paulo Basso Jr.

Liubliana enfeitada durante a época de Natal

À noite, é hora de ir à Praça do Congresso, onde fica um dos prédios da universidade, além de barraquinhas de comidas e artesanato típicos. Seja durante os badalados mercados de Natal, em dezembro, ou com a presença de chefs famosos que ali cozinha o que mais gostam e de uma maneira mais despojada, o que costuma rolar nos meses mais quentes do ano.

Liubliana: ruas medievais e dragões

Independentemente da hora do dia – e da temperatura –, há muitas lojas para visitar nas ruas medievais românticas da cidade. O forte não são as grifes famosas, mas as vitrines que exibem produtos locais de excelente qualidade. Há boas opções de roupas, peças de design para casa e empórios, que oferecem embutidos, queijos, azeites e, principalmente, o excelente vinho branco da Eslovênia, uma das boas surpresas para quem viaja ao país.

Boa parte das pessoas que vai à Liubliana, no entanto, deixa as sacolas um pouco de lado enquanto caminha à procura do dragão. Ou melhor, dos dragões. Ocorre que o mítico animal é o maior símbolo da cidade.

Paulo Basso Jr.

Uma das lindas praças de Liubliana

Reza a lenda que, na mitologia grega, Jasão e seus companheiros argonautas roubaram um velocino de ouro (lã do carneiro alado), se perderam ao fugir da Grécia e acabaram em meio ao Rio Danúbio, de onde seguiram para o Rio Sava até alcançar, veja só, Liubliana. O local, porém, era habitado por um dragão, que foi combatido bravamente e preso na capital eslovena.

LEIA MAIS: POR QUE A ESLOVÊNIA É UM DOS PAÍSES MAIS LINDOS DA EUROPA
ROTEIRO DE VIAGEM PELA EUROPA: DICAS E SUGESTÕES

Outra versão dessa história, bem mais fofinha, indica que, na verdade, o monstrengo não tinha nada de mau. Tudo que ele gostava de fazer era dar piruetas no céu, mas havia um problema: ele não conseguia cuspir fogo. De tanto desgosto, o papai-dragão chorou até formar o rio. Depois, o pequenino resolveu descansar das brincadeiras em sua ponte favorita, a Zmajski Most, hoje mais conhecida como Ponte do Dragão. E por lá ficou.

Marco Coppo

Um dos famosos dragões de Liubliana

De fato, há uma estátua de um dragãozinho ali. E em muitos outros lugares da cidade. O símbolo está ainda no brasão de armas de Liubliana. E, claro, em toda a sorte de suvenires, nas muitas lojinhas. Inclusive numa grandona que fica lá em cima, onde os “dragões costumavam ficar presos”: no castelo.

Castelo de Liubliana

Quem bate perna em Liubliana tem a impressão de ser vigiado a todo o momento. O que não deixa de ser verdade. Basta olhar para cima para encontrar ali, emoldurado pelos Alpes, o imponente castelo Ljubljanski Grad.

Divulgação

Castelo de Liubliana

Cercada por muros altos, com pontes cênicas de madeira e tudo mais, a fortaleza de pedras claras e telhados escuros erguida no alto de um morro é uma graça. Tem diversos mirantes, onde o dia todo há turistas de olho nas pessoas pequenininhas lá embaixo, no centro da cidade, em uma paisagem inebriante, que se descortina até as montanhas.

É fácil e rápido chegar lá, de carro ou por meio de um funicular, que leva até um pátio aberto que concentra a tal lojinha de souvenires, bem como um museu e o mirante principal. Dica: suba ao castelo no meio da tarde para conhecer as áreas antigas e novas da estrutura, onde se destacam artefatos remanescentes das culturas celta, grega e romana, num lugar que, em passado recente, já foi lar de monarcas, prisão, reduto militar e até residência.

Paulo Basso Jr.

Vista desde o Castelo de Liubliana

Mas bom mesmo é encarar as escadas que levam ao topo da torre quando o sol estiver perto de se por, de modo a fazer fotos sensacionais da cidade plácida, com o céu mudando de cor a cada instante. É para deixar as timelines do Instagram e do Facebook lindonas.

Restaurantes em Liubliana

Também dá para almoçar ou jantar no castelo, que tem um restaurante de bom nível. O menu inclui trutas e bons cortes de pato, mas o que ninguém esquece mesmo é da sobremesa com creme de baunilha, mascarpone e calda de caqui. Dos deuses.

Divulgação

O chef Janez Bratovz, do restaurante JB

Comer bem, por sinal, é quase uma regra em Liubliana. Um dos restaurantes mais premiados da cidade é o JB, que leva as iniciais do excêntrico chef Janez Bratovz. Amigo do brasileiro Alex Atala, o cozinheiro serve um menu degustação divino de seis cursos com delícias como ovos perfeitos com torresmo artesanal, cordeiro com molho ervas e ainda massa folhada com sorvete de baunilha, mel, avelãs caramelizadas e azeita de abóbora, um produto típico esloveno. É de comer rezando.

Obs: Trecho de texto publicado originalmente na revista Viaje Mais, da Editora Europa.

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;