Internacional Titulo
Mulheres terao direito a voto no Kuwait
Do Diário do Grande ABC
16/05/1999 | 15:14
Compartilhar notícia


O gabinete kuwaitiano concedeu neste domingo o direito de voto às mulheres e o direito de ocupar cadeira no parlamento, disse a agência de notícias estatal. A decisao, no entanto, nao entrará em vigência a tempo para que as mulheres possam participar das eleiçoes parlamentares de julho.

O Parlamento será dissolvido e no princípio do mês e quando uma nova legislatura estiver formada depois das eleiçoes, será feita a revisao de todas as leis aprovadas por esse gabinete e poderá até nao aceitar o voto feminino. Se o decreto for aprovado, as mulheres poderao votar nas eleiçoes do ano 2003.

As medidas do governo kuwaitiano foram inesperadas. Os direitos políticos das mulheres nao vem sendo uma prioridade política desde que começou o processo democrático no Kuwait em 1963. Somente umas poucas mulheres falavam em defesa de seus direitos, e seus esforços nao foram suficientes. Quase todas as mulheres neste estado petrolífero aceitam que política nao é um campo feminino.

Kuwait é o único estado no Golfo Pérsico com um parlamento eleito pelo voto popular, porém limitado. O Quatar permite o voto feminino, mas somente para eleger um conselho assessor. Os membros é indireta.

Mesmo sendo o processo político mais aberto na regiao, o Kuwait nao possui um sistema internamente democrático. Mesmo entre os homens, somente uma minoria tem direito ao voto, uma espécie de ``democracia de uns poucos selecionados'. Nao existem os partidos políticos e quase todo o poder é exercido pela família real, encabeçada pelo príncipe, o chefe Jaber al-Ahmed al-Sabah.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;