Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 24 de Julho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Tecnologia

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Chemtrails: a conspiração por trás dos rastros deixados pelos aviões no céu

Marcella Blass

08/02/2019 | 10:18


É muito comum ver os rastros brancos deixados pelos aviões quando eles cruzam o céu em grandes altitudes. Tem gente que não repara, tem quem ache incrível, mas o que nem todo mundo sabe é que há uma teoria da conspiração cabulosa por trás desses traços, aparentemente, inofensivos.

Leia mais: 
As 5 teorias da conspiração mais bizarras que nasceram na internet
Polybius: o jogo de fliperama mais obscuro da internet
UVB-76: a rádio russa fantasma que emite mensagens misteriosas

Conhecida como chemtrails, ou trilhas químicas, a teoria da conspiração acredita que esses traços brancos são compostos por agentes químicos com os mais diversos efeitos — dispersados no céu a mando do governo. A desconfiança da galera começou em meados da década de 90, depois que a Força Aérea dos Estados Unidos publicou um artigo sobre a possibilidade de usar a manipulação do clima como arma em combates militares.

Já o argumento que mantém a teoria aquecida até hoje tem a ver com o comprimento e a duração dos rastros. De acordo com os teóricos da conspiração, as trilhas normais são curtas e breves. Já as químicas tendem a ficar por mais tempo e cobrir mais espaço no céu.

Controle da população

De forma mais específica, muitos acreditam que as chemtrails contêm traços de substâncias capazes de reduzir a produção de óvulos e espermatozoides em mulheres e homens sob os rastros.  Quem confia nessa teoria, justifica a crença com o fato de o aumento do tráfego aéreo ser bastante proporcional à redução da taxa de fecundidade no mundo.

Outros acreditam que as intenções são ainda mais obscuras. Para essas pessoas, os químicos presentes nos rastros têm sido usados para causar um efeito tranquilizante na população, para que ela seja menos reativa e mais facilmente influenciada. Ou, então, que as substâncias estão sendo responsáveis por causar doenças em prol do lucro da indústria farmacêutica.

Será?

Por outro lado, não há nenhum estudo científico que prove a presença de agentes químicos (fora do normal) nos rastros dispersados pelas aeronaves. Esse fenômeno é só o resultado da condensação do vapor d’água que sai das turbinas dos aviões e vira uma trilha de gelo por causa da grande altitude — pelo menos é o que eles dizem.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

O espaço é outro assunto que abre portas para conspiração. Confira 50 fotos que a NASA capturou das estrelas:

 
 

<
>

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;