Fechar
Publicidade

Domingo, 16 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Tecnologia

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Segurança online: como a violação de dados nas mídias sociais afeta diretamente o usuário?

Grandes empresas e páginas da internet ainda não têm maneiras 100% seguras de proteger seus clientes

Da Redação, com assessoria

08/02/2019 | 10:18


É difícil ignorar os vazamentos de dados que ocorrem, nos últimos tempos, nas mídias sociais. O escândalo envolvendo os dados de milhões de usuários do Facebook foi manchete dos principais jornais do mundo. Mas, apesar da enorme evidência do fato, muitas pessoas ainda desconhecem os riscos a que estão submetidas diariamente – mesmo fora das redes sociais. Desconhecem também que esses riscos, em grande parte, poderiam ser evitados com uma estratégia bastante simples: o uso de VPN para seus dispositivos Android.

Leia mais
Confira 8 dicas de cibersegurança para melhorar sua navegação
É usuário de Android? Confira 10 dicas para manter seu dispositivo seguro
Sem instalar nada: veja como encontrar o antivírus nativo do Android

Uso de VPNs ajuda a proteger os seus dados na web

Para aqueles que nunca ouviram falar em redes VPN para Android e demais sistemas operacionais, esse tipo de aplicativo serve como um mecanismo de defesa que cria uma barreira entre o seu dispositivo e a rede de conexão à internet usada. Quando o usuário faz uso de VPN, ele é capaz, por exemplo, de esconder os seus reais dados de localização, bem como outras informações confidenciais como logins, senhas, dados bancários, fotos, vídeos e mais. Seja em dispositivos móveis ou em computadores, o uso de VPN é uma opção de segurança a mais, tanto para se proteger de vazamento de dados, quanto para evitar demais invasões por agentes mal-intencionados.

Se você tem o hábito de acessar informações diretamente de seu celular, o uso de VPN para seu Android é um item essencial na prevenção de problemas envolvendo seus dados, seja em sites confiáveis (como Facebook, e-mails, Instagram), seja em páginas onde você insere dados de cartão de crédito (como e-commerce). Quanto mais proteção você tiver ao seu lado, menor será a probabilidade de algum dos seus dados vazar na web.

Já se você é daqueles que gostam de ver muitos filmes e conteúdos de websites internacionais, então usar VPN no seu Android é imprescindível. Afinal, além de fornecer uma camada de proteção extra ao seu dispositivo, o uso da tecnologia possibilita também o acesso a conteúdos bloqueados em determinadas regiões. Deste modo, ela abre as portas para uma gama infinita de mídias antes indisponíveis a você.

Empresas ainda não possuem maneiras de proteger totalmente seus usuários

Pode parecer impossível, mas até mesmo as maiores empresas e páginas da internet ainda não possuem maneiras 100% seguras de proteger seus clientes do vazamento de dados. Embora exista muita tecnologia e muito dinheiro investido na segurança do usuário, as empresas ainda não têm o total controle de seus sistemas, especialmente pelo fato de terceiros terem acesso à sua rede de dados. Jogos, aplicativos, sites, todos esses possuem acesso ao banco de dados das grandes mídias sociais, assim, o vazamento de informações é um perigo latente no cotidiano.

Por isso, é primordial que você faça uso de redes VPN nos seus dispositivos Android, iOS ou PC, caso queira manter um nível alto de proteção durante a navegação na internet. Pois, ainda que se tenha bom senso e se acesse apenas sites tidos como “confiáveis”, mesmo eles podem estar sujeitos a vazamentos e invasões por agentes mal-intencionados.

Vírus, Malware e Phishing

Algumas pessoas imaginam que o pior que lhes pode acontecer é ter seus dados vazados na internet, mas essa percepção é errônea. Vírus, malwares e golpes de phishing são apenas alguns exemplos dos demais problemas que podem lhe ocorrer caso você navegue na internet sem muita proteção. Os golpes de phishing roubam os seus dados, os malwares infectam o seu sistema, e os vírus podem ser muito destrutivos ao seu dispositivo.

Mesmo em sites ditos “confiáveis”, como Facebook e Instagram, essas ameaças podem estar presentes, afinal, diariamente, milhares de usuários marcam presença nessas plataformas postando e compartilhando links e arquivos nem sempre muito seguros. Então, ter precaução nunca é demais.

Para se proteger, portanto, o uso de uma rede VPN no seu dispositivo Android é imperativo. Não somente vai possibilitar que você esconda a sua localização, como também que proteja seus dados pessoais, dificultando o acesso de agentes maliciosos ao seu aparelho.

Existem diversos programas de VPN gratuitos, tanto para dispositivos móveis quanto para computadores. Escolha um que seja adequado às suas necessidades e tenha já uma navegação mais segura em seus aparelhos.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Na galeria, confira a evolução do sistema operacional Android:

 
 

<
>

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;