Setecidades Titulo
Diadema recebe neste domingo ‘ABC dos Bairros’ com várias ações gratuitas
Verônica Fraidenraich
Do Diário do Grande ABC
02/04/2006 | 08:14
Compartilhar notícia


Uma média de 350 a 400 bolsas de sangue são arrecadadas por mês no Hospital Estadual de Diadema, no Serraria. A quantidade é satisfatória, segundo a direção, mas não permite folga por parte da equipe da Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital. É por conta disso que o ABC dos Bairros, projeto de ação social realizado pelo Diário em parceria com a Prefeitura de Diadema, vai disponibilizar uma van para que os interessados em doar sangue possam fazer neste domingo uma boa ação. A primeira edição do evento ocorre neste domingo, das 9h às 16h, no Jardim Promissão, em Diadema. Além desse serviço, o projeto vai oferecer uma série de outras ações gratuitas e muita diversão à comunidade.

De acordo com a hematologista Melca Maria Oliveira Barros, do Hospital Estadual de Diadema, 55% do total das bolsas de sangue coletadas ao mês são usadas no próprio hospital. O restante é enviado ao hemocentro, que faz a distribuição de hemoderivados a diversos hospitais de São Paulo. "Sangue está sempre faltando. Nunca é demais." A hematologista explica que o sangue é utilizado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de adultos, pediátrica e , principalmente, em procedimentos cirúrgicos de alta complexidade.

O processo de coleta leva em média meia hora. "A agulha dói menos do que uma picada no dedo", afirma Melca. Para se tornar doador, o interessado deve ser maior de 18 anos e menor de 65 anos; não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas; deve levar documento de identificação; e não pode ter se submetido a qualquer procedimento cirúrgico recente.

Neste sábado, durante o ABC dos Bairros, no Jardim Promissão, os interessados em doar sangue devem procurar funcionários do Hospital Estadual de Diadema, que os levarão de van até o local para coleta do material. No fim da retirada do sangue, serão deixados no ponto de embarque, que será na Emei Carlos Drummond de Andrade e no Centro Cultural Promissão, onde ocorre o evento.

Além da coleta de sangue, a população do bairro poderá solicitar a 1ª via de RG e da carteira de trabalho, elaborar currículos, assistir a palestras sobre aproveitamento de alimentos e cortar o cabelo de graça. Apresentações de dança e teatro também estão incluídas na programação. Todos os municípios do Grande ABC serão contemplados com o projeto, que prevê cerca de 50 ações até o fim deste ano, sempre nos fins de semana.

Estrutura – Quatro ruas próximas ao Centro Cultural Promissão e à Emei Carlos Drummond de Andrade serão interditadas para a instalação das barracas com alimentação, apresentações artística e exposição de artesanato. São as ruas Antônio Cardoso de Barros, Prudente de Moraes, Pau do Café e Artur Bernardes.

O ABC dos Bairros deve envolver cerca de 400 pessoas, entre colaboradores e voluntários de diversos instituições parceiras do evento. A estimativa é atrair cerca de 4 mil pessoas.

A Guarda Civil Municipal estará presente no local. Além da segurança do patrimônio, a corporação estará com a campanha do desarmamento infantil, que incentiva a troca de armas de brinquedo por suplementos de leitura. Na ocasião, a troca será pelo Diarinho, suplemento encartado aos domingos no Diário, que preparou edição especial para a ação.

Segundo José Vicente de Oliveira Neto, supervisor da Guarda Civil, até agora foram arrecadados 2,5 mil kg de plástico. "O material é todo doado ao projeto Vila Limpa, dos catadores de lixo de Diadema." A Guarda também pretende exibir, na rua, vídeo do trabalho sobre a queda da criminalidade no município de 2001 até 2006, feito em parceria com a Secretaria de Defesa Social e polícias Civil e Militar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;