Memória Titulo
Havia arame farpado no centro de Rudge Ramos

Semana importante para um casal de Rudge Ramos...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/12/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Semana importante para um casal de Rudge Ramos, em São Bernardo: Sebastián Valls e Monteserrat Martin celebram quinta-feira 55 anos de casamento. Ele natural de Tamarite de Litera, província de Juesca, comunidade de Aragão, criado no centro velho de Barcelona; ela nascida no centro novo do mesmo Barcelona. Ele, gravador modelista de metais; ela, artista plástica. Os dois, fontes importantes para se compreender a transformação de Rudge Ramos no último meio século.

Interessante, Sebastián e Monteserrat viveram na mesma cidade espanhola e chegaram ao Brasil no mesmo ano, 1952, com uma diferença de pouco mais de nove meses. Mas apenas se conheceram em São Paulo. E escolheram Rudge Ramos para residir, na casa que construíram no centro do bairro.

No Rudge nasceram os três filhos: Nuria, Ramón e Marcos, todos com formação universitária, dedicando-se, respectivamente, à engenharia elétrica, engenharia mecânica e música. Ramón é cientista e pesquisador do IPT.

O casal é sempre requisitado, por estudantes e pesquisadores, quando o assunto é história de Rudge Ramos. E ambos gravaram depoimento dentro do projeto de construção da memória da Secretaria de Planejamento de São Bernardo.

DEPOIMENTO

"O corretor Indu Rovay estava vendendo terrenos em Rudge Ramos. Ele me mostrou a área, toda cercada com arame farpado. Não existia nada. Não tinha água encanada, não tinha luz, esgoto. Tanto que ao comprar o terreno ele me emprestou a luz, trazida do Largo São João Batista em fios sustentados por caibros. A luz apagava e acendia, era fraca".Sebastián Valls

FONTE 

Nossa ida ao casal Valls deveu-se à dica de Luiz Carlos Araújo de Oliveira, o Ligeirinho, agente municipal de Planejamento.

Rumo ao acesso
Texto: Oswaldo Lavrado, comentarista titular da Rádio Diário do Grande ABC

Na noite de 1º de dezembro de 1981, as cabines para a imprensa do estádio do Palmeiras não comportaram o número de emissoras de rádio que lá estiveram para transmitir o jogo final entre o Santo André e o XV de Piracicaba. Muitas rádios ficaram aboletadas em um pequeno espaço e outras tantas nas numeradas do Palestra Itália. Felizmente as rádios Diário do Grande ABC e Emissora ABC, as duas da região, e as emissoras de Piracicaba foram contempladas com cabines especiais e em posições privilegiadas como, claro, todas as rádios da Capital.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 6 de dezembro de 1981

Manchete - Congresso inicia debates sobre pacote de reformas eleitorais

Meio ambiente - Ato público hoje na reserva florestal de Paranapiacaba contra a poluição de Cubatão.

Editorial - Oportunismo desponta na suspensão do recesso

Especial - Liberação da maconha: o que há por trás das insistentes campanhas. Reportagem de José Elias Mural.

Rumo ao acesso - No jogo das faixas, hoje, no Bruno Daniel, o EC Santo André enfrenta a Seleção da Segunda Divisão e o técnico Sebastião Lapola quer vitória depois da festa.

Polícia - Marginal liderava gang morta em Riacho Grande; Bola Sete caçado no Grande ABC.

EM 6 DE DEZEMBRO DE...

1951 - Presidente Getulio Vargas envia ao Congresso Nacional o projeto que cria a Petrobras.

1966 - Fundado o EC São Bento, de Santo André, com sede na Rua Gertrudes de Lima, 749. Objetivo do novo clube: ingressar na 2ª Divisão de Profissionais.

1976 - João Goulart, ex-presidente da República, morre na cidade de Mercedes, na Argentina, 12 anos após ter deixado o Brasil.

Trabalhadores
Nascem em 6 de dezembro:

1905 - Abílio Tarquinio, de São Paulo. Operário da Rhodia. Residia à Rua Oratório, 527, Parque Novo Oratório.

1921 - Rocco Marques Megna, da Itália. Operador da Refinaria de Petróleo União. Residia na Vila Floresta.

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE 

Dia da Extensão Rural no Brasil.

SANTOS DO DIA 

Dionísia, Majórico e companheiros: Leôncia, Nicolau e Pedro Pascásio (ou Pascoal).

São Nicolau (Ásia Menor, atual Turquia, Patara, 250 - Mira 326). Bispo de Mira. Padroeiro da Rússia, dos Estudantes e dos Navegantes. No inverno, saia pelas ruas com um saco às costas para distribuir provisões, roupas e brinquedos aos pobres. Logo foi identificado como o Papai-Noel.

Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br .

Memória entra em contato com as igrejas do Grande ABC. Queremos que elas mostrem, neste espaço, os seus presépios deste ano. São 98 paróquias e 250 capelas. Repetimos a pergunta: em qual delas foi montado o presépio da foto de hoje? Memória revela amanhã. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;