Memória Titulo COLUNA
Autores independentes; fervilha a criação
Ademir Medici
23/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


A abertura do Encontro São Paulo de Literatura, segunda-feira à tarde, no Diário, demonstrou que a intelectualidade do eixo Grande ABC-Capital marca presença. A iniciativa da Editora Matarazzo, ela também independente às vésperas de completar quatro anos de bons serviços, é exemplar.

Procurem nas redes sociais pelos nomes focalizados. São autores paulistanos com vários títulos e antologias.

A experiência de criar e realizar uma feira literária em bairros das zonas Leste, Sul e Norte paulistanas é comovente.

Escrever e percorrer pontos históricos paulistanos, como a experiência da Avenida São João, dos Pés aos Pneus, fazem pensar.

Tirar do fundo da alma inquietações filosóficas, e emocionar-se com elas, é algo que não se paga. Mesmo que o escritor independente encontre mais dificuldades para colocar o seu livro numa livraria brasileira do que em Portugal.

As fotos de hoje são dos autores que expuseram seus trabalhos na segunda-feira. Na plateia, outros nomes de resistência, a maioria do Grande ABC, mas não só, também têm muito a dizer. Memória encontrará espaço para falar de cada um. Acompanhem.

Nota – Ao dar boas-vindas aos participantes do encontro, o jornalista Evaldo Novelini, diretor de Redação do Diário, distribuiu aos participantes o livro Como um Cavalo Salvou a Vida de Um Preso Político, de sua autoria em parceria com o artista plástico Fernandes, que também esteve presente ao evento. 

Interação com Facebook
 

‘Cantada, apenas crime de injúria’

Diário há 30 anos

Domingo, 22 de janeiro de 1989 – ano 31, edição 6969

Vestibulares – Confusão no exame unificado da Fundação Santo André e Fefisa (Faculdade de Educação Física de Santo André).
Meio Ambiente – Tragédia do ‘Bateau Mouche’ no Rio é um exemplo aos abusos da Represa Billings; fonte de água e depósito de esgoto; controle é insuficiente no Estoril. Reportagem: Vanilda Sant’Anna.
Ciência & Tecnologia (Diógenes Silva) – Em sua maioria, cientistas acreditam em ETs.
 

Em 23 de janeiro de...

1919 – Procedeu-se, em São Paulo, ao sorteio militar de seleção dos jovens da região nascidos em 1897 e que servirão no 43º Batalhão de Caçadores e nos corpos do Exército da Capital Federal.
São 37 os convocados, entre os quais integrantes das famílias Veronesi, Sbrig, Leandro Soares, Morellati, Gilardi, Casola, Lima, Giannasi, Catalani, Pagni e Capo Bianco.
Aggeu Silveira Monteiro, filho de Vicente José Fernandes, um dos sorteados, faria carreira como cartorário, oficial maior em Santo André.
Do noticiário do Correio Paulistano: os socialistas da maioria ganharam as eleições na Alemanha.
Do noticiário do Estadão: a proclamação da República na Irlanda.
1914 – Nasce em Frioli, no Vêneto, o professor Severino Colucci. Fez história em Santo André como educador, estabelecendo-se com escola no bairro Santa Terezinha, em sociedade com o amigo, e também professor, Eliseu Fedri.
1934 – Ato nº 96, assinado pelo prefeito Felício Laurito, cria a classe dos despachantes municipais na região.
Caberá ao prefeito nomear um despachante por distrito. Sua função será a de tratar de assuntos junto à Prefeitura, a pedido dos interessados.
A criação dos despachantes não impedirá que as partes, diretamente ou por procuradores, continuem a tratar de seus negócios junto à Prefeitura.
Entre os ‘considerandos’ da medida: “os contribuintes perdem, muitas vezes, precioso tempo, aguardando a vez de serem chamados aos guichês”.Colussi – vide coluna de 27-5-1999.
 

Santos do Dia

- Ildefonso (Espanha, 606-667). Doutor da Igreja. Bispo de Toledo, sucedendo ao tio, Eugênio II, o Santo Eugênio.
- João Esmoler. Bispo de Alexandria. Faleceu em Amatonta, Ilha de Chipre, sua terra natal, em 616.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 23 de janeiro:

- No Rio Grande do Sul, Barão de Cotegipe.
- Em Sergipe, Canhoba.
- Em Santa Catarina, Major Vieira e Três Barras.
- No Amapá, Mazagão.
- No Pará, Paragominas.
- No Amazonas, Silves.

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;