Política Titulo
Propagandas são retiradas em Santo André
Por Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
12/10/2004 | 10:59
Compartilhar notícia


Os primeiros frutos do acordo de cavalheiros firmado na última sexta-feira entre as coligações Frente Andreense, do tucano Newton Brandão, e Continuando a Mudança, do petista João Avamileno, começaram a ser colhidos na tarde desta segunda. Correligionários das duas alianças, que disputam no segundo turno a Prefeitura de Santo André, saíram às ruas para retirar o material publicitário dos candidatos que estava estampado no alto de postes e passarelas.

Nesta segunda, o alvo foram os corredores formados pelas avenidas Prestes Maia e Senador Fláquer, ambas no Centro de Santo André. E ao longo desta semana, outras vias de grande circulação também serão “limpas”, num cronograma que ainda será estabelecido pela coordenadoria das duas coligações. “A cidade é grande e é difícil estipular em quanto tempo a operação estará concluída”, afirmou o juiz eleitoral Marcelo Lopes Theodósio, que sugeriu a iniciativa aos candidatos.

“Acho isso tudo muito bom. A cidade fica mais bonita sem esse amontoado de placas”, disse a doméstica Helena Bernardo, 63 anos. Mas, entre o eleitorado, também existem aqueles contrários à medida. “Tenho medo de que com a retirada das faixas, as pessoas se esqueçam que a cidade ainda está em campanha. Ainda temos o segundo turno e muitos não definiram seu candidato. As placas são uma das ferramentas que ajudam a sanar essa dúvida”, rebateu o segurança Alexandre Barbosa, 27.

O acordo firmado na sexta-feira prevê ainda que petistas e tucanos não podem fixar novos cartazes na cidade ou divulgar qualquer tipo de material ofensivo contra a coligação oposta, prática que foi recorrente durante o primeiro turno das eleições. Também está em discussão a possibilidade de extinguir a tradicional boca de urna nesta reta final. Os detalhes da proposta serão discutidos nesta sexta-feira numa reunião entre Theodósio e a coordenadoria das coligações.

Na pauta do encontro, que deverá se repetir todas as sextas até o fim do segundo turno, também devem ser debatidos os avanços e retrocessos obtidos durante a semana na “campanha limpa”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;