Setecidades Titulo Educação
São Bernardo abre 400 vagas em creche

Medida visa diminuir o deficit na cidade, atualmente com 2.913 crianças na fila de espera

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
17/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Omar Matsumoto/PMSBC


Com o objetivo de reduzir a fila de espera para matrículas em creches, a Prefeitura de São Bernardo, em conjunto com entidades que administram unidades parceiras, anunciou ontem a abertura de mais 400 vagas na rede municipal. Conforme publicado na edição de segunda-feira pelo Diário, a cidade conta com 2.913 crianças aguardando um lugar. Hoje, o município atende em torno de 17 mil crianças de zero a 3 anos, em unidades próprias e conveniadas.

Na tarde de ontem, o prefeito do município, Orlando Morando (PSDB), e a secretária de Educação, Silvia Donnini, confirmaram a ampliação, em reunião que contou com a presença de 473 funcionários das prestadoras do serviço.

Segundo a Prefeitura, o aumento no número de vagas foi obtido após readequações nos espaços físicos das 17 creches operadas por 24 entidades, o que permitiu ampliar a capacidade de atendimento. Enquanto no ano passado as parceiras acolheram 2.476 alunos, a meta para este ano é que o número salte para 2.828. Além disso, a administração ampliou o investimento no setor para R$ 21,7 milhões em 2019, 24% acima do valor destinado em 2018.

“Quando oferecemos mais vagas em creches, mudamos a vida de diversas famílias. É uma atividade que gera mais empregos e renda e potencializa o caminho para redução de um deficit que ainda é grande, infelizmente”, destacou o chefe do Executivo.

A atual gestão aponta que herdou do governo anterior, chefiado por Luís Marinho (PT), fila de espera com cerca de 4.000 crianças. Em um ano, São Bernardo abriu 1.838 vagas, com a inauguração de creches no Jardim Nazareth e Riacho Grande (na soma, 721 crianças atendidas) e o restante a partir do plano de reorganização da rede e de convênios.

As novas vagas já estão disponíveis e serão preenchidas conforme endereço cadastrado dos alunos. As creches atendem o público dos bairros mais próximos em que estão localizadas.

A administração projeta a construção de quatro unidades, com previsão de entrega para 2020, em áreas de alta demanda, como Vila São Pedro, Alvarenga e Jardim Silvina. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;