Na terra onde a neve cede lugar à garoa, a expectativa é de que o Natal seja o mais iluminado da história da capital. A programação oficial de São Paulo começa no próximo dia 3, com a inauguração da imensa árvore do Parque Ibirapuera, instalada ao lado do Obelisco. Maior que as anteriores, a de 2006 terá 60 m – altura semelhante a de um prédio de 20 andares – e pesará 210 toneladas. Outra novidade são os enfeites padronizados, que já começam a ganhar as principais avenidas da cidade, como a 23 de Maio e a Paulista. Roteiros turísticos pelos pontos mais iluminados da noite paulistana também serão promovidos a partir do dia 9. Mas quem mora no Grande ABC também pode empreender um city tour natalino em Sampa por conta própria.
Comece o passeio assistindo ao espetáculo noturno da Fonte Multimídia do Parque Ibirapuera – uma espécie de cópia do show de águas dançantes promovido pelo famoso hotel-cassino Bellagio, em Las Vegas (EUA). Numa mistura sincronizada de cores, som e movimento, os 24 jatos de água da versão tupiniquim efetuam o seu balé embalados por cantos de coral, óperas e algumas obras-primas da música natalina interpretadas por expoentes como Frank Sinatra, Andrea Bocelli e Luciano Pavarotti. Cerca de 60 mil litros d'água jorram por minuto e, no final, a grande surpresa: um gêiser de 60 m de altura desponta soberano, enquanto ao fundo, um bosque inteiro, formado por 220 árvores e 1,2 milhão de microlâmpadas, se acende para desejar um feliz Natal à platéia ao som de Christmas na voz de John Lennon.
As apresentações, com duração de 30 minutos, ocorrerão duas vezes por dia, de 2 a 25 de dezembro, sempre às 20h30 e às 21h. E o melhor: o espetáculo é gratuito. Basta ter paciência para encontrar um espaço no gramado em meio à infinidade de visitantes com máquina fotográfica em punho, carrinhos de pipoca e vendedores de balangandãs.
Encerrado o show das fontes, dê uma passada pela árvore gigante do Obelisco e aproveite para conferir as decorações natalinas de grandes prédios da avenida Paulista, como os da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), do BankBoston, do Bradesco Prime e do Banco Real.
Depois, siga rumo à charmosa rua Normandia, em Moema, para conferir a belíssima decoração de seus estabelecimentos, com direito a Papai Noel, neve artificial e apresentações de corais. Por fim, dê uma circulada pela região das avenidas Oscar Freire e Bela Cintra, no Jardins, onde a sofisticação dos enfeites natalinos reforçam a fama de suas lojas de marca.
Mas o circuito não pára por aí. Para propagar o espírito natalino, a prefeitura de São Paulo, em parceria com o Santander Banespa, decorará diversos outros espaços da Terra da Garoa. Entre eles, o edifício Matarazzo, sede do governo municipal, que ganhará anjos de estrutura metálica; o Vale do Anhangabaú, que terá uma árvore de Natal com 15 m de altura e mais de 200 mil lâmpadas brancas; e os viadutos do Chá e Santa Efigênia, que serão adornados com estrelas douradas e prateadas e terão suas estruturas iluminadas por microlâmpadas e holofotes coloridos.
A torre do Banespão também receberá 600 mil lâmpadas e 15 mil metros de mangueiras de luz, além de abrir hoje a exposição sacra Reflexões Natalinas, criada pelo fotógrafo e artista plástico Nel Cassorla, que prossegue até 7 de janeiro, das 10h às 17h, no saguão do prédio. A Associação Comercial de São Paulo, por sua vez, se encarregará de iluminar outro símbolo da cidade: o Pateo do Collegio.
Para que os visitantes possam ver tudo isso, a prefeitura de São Paulo iniciará, no próximo dia 9, dois roteiros pelos principais pontos de Natal da cidade, ambos com partida do Viaduto do Chá às 19h, ao custo de R$ 6 por pessoa. Os ônibus terão guias bilíngües que contarão um pouco da história de Sampa enquanto passam por locais como a Catedral da Sé, o Largo de São Bento, a rua Normandia, o parque do Ibirapuera e as avenidas Paulista, Europa, Brasil, 23 de Maio e Faria Lima, entre outras. Com tantas homenagens, o Papai Noel só tem a agradecer.
InformaçõesAtenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.