Fechar

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Tecnologia

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301

Astrônomos detectam sinais de rádio vindos de outra galáxia

Marcella Blass

11/01/2019 | 08:48

O telescópio do observatório CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment), no Canadá, detectou 13 sinais de rádios, sendo que um deles se repete regularmente. Apesar de saberem que os sinais vêm de fora da Via Láctea, a cerca de 1,5 bilhão de ano-luz do planeta Terra, não se sabe a fonte exata do fenômeno.

Site revela quais tecnologias desenvolvidas pela NASA você usa no dia a dia
As fotos mais incríveis do espaço que a NASA já postou no Instagram
Telescópio Hubble faz imagem super detalhada de galáxia próxima

A notícia foi publicada na revista científica Nature. Na publicação, os pesquisadores responsáveis explicam que os sinais, conhecidos como rajadas rápidas de rádio (FRB, em inglês) foram detectados entre os meses de julho e agosto. Ao longo da história, já foram descobertas 60 dessas rajadas, mas é apenas a segunda vez que um sinal que se repete foi captado.

Apesar de a origem ser desconhecida, o palpite dos pesquisadores é que o fenômeno pode ter origem de regiões do espaço com extrema atividade, como os locais próximos a buracos negros ou resíduos de uma supernova.  De qualquer maneira, a descoberta e o estudo do caso são muito importantes para a comunidade científica. Como não é a primeira vez que esse tipo de fenômeno é captado, esta é mais uma fonte de estudo para que os pesquisadores possam estudar e entender mais sobre esse mistério — e os possíveis seres responsáveis por ele.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Ainda na vibe espaço e outros planetas, confira também uma galeria com 100 fotos incríveis do planeta Marte, capturadas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter , da NASA:

<
>

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para continuar, faça o seu login:

• Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.

Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada: