Memória Titulo COLUNA
E os amigos do Campestre vão à TV
Ademir Médici
10/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Memória na TV inicia a temporada 2018 com uma entrevista que focaliza os amigos de infância do bairro Campestre, em Santo André. Recebemos no estúdio do DGABC TV o empresário Leandro Mendes Ferreira, que viveu no Campestre de 1951, quando nasceu, até 1985, mas que nunca perdeu os laços com o bairro, sua gente, seus colegas, sua história.

“É uma emoção muito grande reviver as histórias, as recordações das ‘minas’. Acompanhei a instalação das redes de água e esgoto. As ruas eram de terra. Pela Rua Marina, a principal do bairro, corria água que abria crateras”, relembra Leandro na entrevista.

“Meu pai trabalhava na Linhas Correntes, em São Paulo. Ia a pé até a Estação Utinga. Pegava o trem de subúrbio. Descia em São Caetano e ia de ônibus para a Vila Ema”, acrescenta o entrevistado.

O programa é ilustrado por fotos, e a escolhida para a abertura focaliza o quarto encontro dos amigos eternos do Campestre, que se reuniram em novembro. E são tantas as imagens reunidas e identificadas, que Memória se propõe a mostrá-las na série que se inicia hoje.
 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 10 de janeiro de 1989 – ano 31, edição 6958

Manchete – Governo quer demitir 60 mil funcionários federais
- Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) prevê 30 mil sem emprego se ICM aumentar.
- Câmara Municipal de São Caetano aprova 90 contratações sem concurso público.
Editorial – Nepotismo não rima com propostas do PT
Grande ABC – Prefeituras cobram taxas inconstitucionais, as taxas de expediente.
Cultura & Lazer – Palavras musicais de um modernista. O projeto de Mario de Andrade, de catalogar falas da música popular, é concluído e aguarda publicação. Reportagem de Rosane Pavam, com fotos de Wilson Magão.

Interação com Facebook
 

Notícias que serão manchetes em 1989’

-Ulysses Guimarães perde a eleição para a Academia Brasileira de Letras. Os acadêmicos consideram a Constituição uma obra pobre, dúbia, sem expressão.
Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 10 de janeiro de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Em 10 de janeiro de...

1864 – Biaggio Jacopucci nasce na Itália. Jovem, vem para Santo André e mantém armazém e loja de variedades na Rua Coronel Oliveira Lima. Em sua casa foram celebradas as primeiras missas da Vila Assunção.
1919 – Começa a matrícula para as diversas classes do Grupo Escolar de Santo André.
- A guerra acabou. Do noticiário do Correio Paulistano: o Brasil terá uma representação igual à da Bélgica e da Sérvia na Conferência da Paz, em Versailles.
- Do noticiário do Estadão: em Berlim, os ‘spartacus’ ocupam novas repartições e assumem a direção das estradas de ferro.
1929 – Moradores de Vila Paula, em São Caetano, realizam a primeira reunião pró-construção da igreja do bairro.
1949 – Israel Cirlinas nasce em Santo André. Médico e pesquisador da memória, autor de vários livros e trabalhos sobre a história regional e da medicina. Corintiano fanático, o ‘Israel da Fiel’.
1959 – Inaugurada a Alfaiataria Elite, na Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo, com filial em Rudge Ramos.
1964 – Falece o médico e ex-vereador Francisco Perrone, de Santo André.
1969 – Reabertos os postos do INPS em Mauá e Ribeirão Pires.
1974 – Iniciada a construção da nova fábrica da Mollins do Brasil, na Chácara Branca, Avenida Papa João XXIII, em Mauá.

Hoje

- Dia da Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo, instituição criada em 10 de janeiro de 1948. 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 10 de janeiro:
- Em Tocantins, Aliança do Tocantins
- Em Minas Gerais, Matutina
- Na Paraíba, São José do Sabugi
- Em Pernambuco, São Lourenço da Mata
Fonte: IBGE

Santos do Dia

- Léonie Françoise de Sales Aviat (Sézanne, França, 1844 – Perugia, Itália, 1914). Educadora cristã. Superiora da congregação Madres Oblatas de São Francisco de Sales, que atuou em vários continentes.
- Guilherme de Bourges
- Aldo
- Gregório X
- Nicanor




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;