Sozinhos, os menores são responsáveis por 2,7% do total de crimes registrados pela Polícia Civil. Já a Polícia Militar, em 2001, registrou 29.107 casos chamados de atos infracionais, que são os delitos cometidos por crianças e adolescentes.
O relatório da Secretaria de Segurança mostra também que os menores são responsáveis por 4,2% dos total de casos de estupro (164 em número absolutos), lesões corporais (3,8%) e roubos seguidos de morte (3,2%).
Os dados mostram que a criminalidade exclusivamente infanto-juvenil no Estado de São Paulo seja dominada pelos delitos cometidos com violência. Em números absolutos, as infrações cometidas por menores predominam casos de lesão corporal, com 10.980 casos e furto, com 9.422.
A única limitação da pesquisa, no entanto, é o fato de ela não registrar os casos de adolescentes que cometeram crimes em companhia de adultos, o que segundo policiais, poderia aumentar a quantidade de adolescentes envolvidos em delitos graves.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.