Setecidades Titulo Preservação
Vila Mansueto é tombada como patrimônio cultural pela Prefeitura andreense

Conjunto de 72 residências unifamiliares, na Vl.Assunção, foi construído na década de 1950

Por da Redação
27/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Depois de dois anos de estudos do Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André), a Prefeitura de Santo André tombou o Conjunto Residencial Comendador Mansueto Cecchi, na Vila Assunção, como patrimônio cultural municipal.

A Vila Mansueto, como é popularmente conhecida, tem entradas pela Rua Coronel Fernando Prestes e Avenida João Ramalho. O local leva o nome do empreendedor italiano responsável pela sua construção e que atuou no ramo da construção civil na cidade entre as décadas de 1940 e 1970. O novo patrimônio cultural de Santo André é composto por um conjunto de 72 residências unifamiliares. De acordo com as diretrizes do tombamento, trata-se de um marco na paisagem de Santo André e reflete um momento histórico e modo de viver à época da construção, na década de 1950.

Ainda de acordo com estas diretrizes, o local é exemplar de um tipo de moradia denominada ‘Vila Rentista’, típica residência destinada à classe média da época. Apesar das alterações ocorridas com o passar do tempo, o local mantém sua unidade e preserva alguns elementos originais, como o conjunto de casas geminadas, de mesma arquitetura de dimensões pequenas implantadas no interior de um terreno e com ruas internas com largura menor do que a das vias públicas. O principal valor do conjunto reside na singularidade física, que registra tipo espacial típico dos centros urbanos do Sudeste brasileiro.

Com o objetivo de preservação e visualização do bem, foram estabelecidas algumas diretrizes de tombamento. Devem ser preservados os pórticos de entrada e saída da vila, o desenho original do lote e desenho do arruamento, bem como a largura das calçadas e a altura das edificações existentes.

Outros elementos que devem ser preservados são os frontões (elemento construtivo existente na parte superior da parede da fachada frontal) e a rosa dos ventos, em metal, que decora o frontão. Com o tombamento, as obras de manutenção e/ou reformas externas das resistências ou intervenções nos arruamentos, calçadas e pórticos e a instalação mobiliários urbanos e outros equipamentos deverão ser aprovados pelo Comdephaapasa.

Santo André passou a contar com 24 bens tombados e dois registros.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;