Economia Titulo
Venda de usados cai em abril, mas em 12 meses cresce 29,71%
Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
09/05/2007 | 07:01
Compartilhar notícia


Abaixo da média do Estado de São Paulo em quase quatro pontos percentuais, as revendas independentes de veículos no Grande ABC registraram queda de 3% em abril, na comparação com março. De acordo com a Assovesp (associação que representa o setor), foram vendidos 28.162 veículos usados na região, contra as 29.033 unidades negociadas em março.

Por outro lado, na comparação entre os meses de abril deste ano e de 2006, o crescimento chega a 29,71%.

“Embora haja queda, o resultado está dentro da expectativa”, diz o presidente da associação, George Assad Chahade. Segundo ele, o que chama a atenção no Grande ABC é o comportamento do consumidor. Em abril, os financiamentos caíram quatro pontos percentuais, ficando em 71%, contra os 75% registrados em março.

Já o prazo aumentou de 44 meses, em março, para 54 meses, em abril. “O pessoal preferiu comprar à vista, mas quem não tinha condição, aumentou os prazos”, observa.

São Paulo - Ao considerar todo o Estado de São Paulo, houve fraco crescimento das revendas de automóveis em abril, de 0,83%. Segundo o levantamento da Assovesp, no mês passado foram realizados 116.789 negócios, pouco superior a março, quando foram vendidas 115.822 unidades.

Apesar do saldo ser positivo, março havia apresentado um resultado 3,33% acima de fevereiro. “Nós viemos de um patamar muito baixo. As coisas foram se ajustando e agora não tem muito o que crescer em termos globais. Daqui em diante vamos observar uma pequena evolução”, ressalta Chahade, que também considera o número de dias úteis reduzido em abril.

Segundo ele, o acumulado aponta quase 38% de aumento. “ Isso não é sustentável”, afirma.

A Assovesp destaca ainda que os financiamentos caíram dois pontos percentuais: em abril, 72% dos negócios obtiveram algum tipo de financiamento contra os 74% registrados em março.

Diferentemente do que foi observado no Grande ABC, o prazo para pagamento do financiamento na média estadual ficou estável. Foram concedidos 40 meses para pagamento, em média, acertados em abril ante 41 meses acertados em março.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;