Tradição de fim de ano, ação social espera 5.000 pessoas para refeição
O tradicional almoço de Natal da família Lemes, no Parque São Bernardo, está confirmado para o dia 25, quando a celebração comemora a sua 20ª edição. A ação social, encabeçada pela matriarca Maria Aparecida do Rosário Lemes, 91 anos, a dona Cotinha, espera receber pelo menos 5.000 pessoas neste ano.
Desde setembro, cerca de 2.000 pessoas colaboraram com doações de mantimentos, que darão vida à ceia, e brinquedos, que fazem a alegria da criançada. A casa da dona Cotinha já é velha conhecida da população da região, até porque há 20 anos a porta da residência fica aberta para receber pessoas interessadas em ajudar no trabalho, que, além do almoço natalino, fornece refeições a moradores de rua e famílias carentes todos os dias.
Filho mais velho de dona Cotinha, Benedito da Silva Lemes, o Ditinho da Congada, 66, comemora o crescimento no número de voluntários para o preparo e a organização do almoço – de 70 para 150 pessoas. Para Ditinho, isso significa que a ação social tende a ganhar cada vez mais força.
“O almoço de Natal da nossa família virou tradição. Cada ano que passa mais pessoas nos procuram. Enquanto Deus permitir e tivermos vida, faremos a ceia. O presente em oferecer esta festa é nosso (da família)”, comemorou.
Dona Cotinha continua supervisionando todo o trabalho e, segundo Ditinho, não gosta de só olhar. Não à toa, toda a família – cerca de 43 pessoas – participa do projeto e colabora todos os anos com a ação. “Minha mãe fica brava se pedimos para que ela descanse. Diz que se sente imprestável. Ela gosta mesmo é de mandar nas panelas”, brinca Ditinho.
O ALMOÇO
As panelas começam a fumegar ainda na noite do dia 24, para que tudo dê certo e a mesa esteja posta às 12h do dia de Natal. O cardápio não muda: arroz, feijão, macarrão sem molho, farofa, carne de panela e frango assado. Para sobremesa, melancia, arroz-doce e o tradicional bolo recheado – no ano passado prepararam 100 quilos. “Em time que está ganhando não se mexe. O cardápio agrada e é uma delícia”, brincou Ditinho. Já o marco da tarde, ao menos para as crianças, é a entrega de brinquedos. A festa será na Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico) Professora Maria Therezinha Bessana, na Rua dos Vianas, 2.897, Baeta Neves.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.