Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 23 de Abril

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Turismo

turismo@dgabc.com.br | 4435-8367


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Saiba quais documentos levar para uma viagem de navio

Redação

22/03/2019 | 15:44


Com o começo da temporada nacional, muitos turistas estão se preparando para realizar a sua viagem de navio. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), a previsão é de que 500 mil leitos sejam ofertados neste período, número 15% superior ao ano anterior.

Quem vai viajar pela primeira vez de navio pode ter dúvidas sobre a documentação necessária. “Os documentos são praticamente os mesmos que os das viagens de avião. A começar pelo nome, que deve ser sempre o primeiro e o último. Para os casados que incorporaram o sobrenome do parceiro, o nome informado no momento de compra deve ser o mesmo escrito no documento a ser apresentado no embarque”, explica o diretor de Hotelaria da RDC Férias, Júlio Castanheira. 

Viagem de navio: Brasil

Para cruzeiros no Brasil, é necessário apresentar RG com no máximo 10 anos de emissão, CNH ou certidão de nascimento para crianças de até 12 anos.

Os pequenos que não estão acompanhados de um dos pais necessitam de uma autorização por escrito com firma reconhecida. Já as crianças que viajam com um representante legal devem ter uma autorização judicial específica. Em caso de um dos pais ser falecido, é preciso apresentar certidão de óbito original.

LEIA MAIS: COMO EVITAR ENJOOS EM NAVIOS
DISNEY TERÁ NOVOS NAVIOS DE CRUZEIROS ATÉ 2023

Mercosul

De acordo com Castanheira, para cruzeiros em países do Mercosul, é requerido o RG com no máximo 10 anos de emissão. Neste caso, a CNH não é válida. Viagens para a Argentina necessitam de preenchimento de um formulário para ser entregue na entrada e saída.

O passaporte com pelo menos seis meses da data de expiração também é aceito. Menores de 18 anos deverão apresentar passaporte e RG. Se estiverem sem um dos pais, é necessária a apresentação de autorização por escrito e com firma reconhecida do responsável ausente.

Outros países

Para uma viagem de navio em países fora do Mercosul, o porte do passaporte é obrigatório, além do visto nos territórios em que são exigidos. Há países que também pedem o certificado internacional de vacinação, que deve estar em dia.

“Quando for viajar, é importante lembrar de tirar todas essas dúvidas com o agente de viagem, bem como com a operadora do cruzeiro, pois algumas especificidades podem ser exigidas dependendo da companhia e o destino do navio”, finaliza Castanheira.

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;