Memória Titulo Memória
Na TV. As próximas atrações
Por Ademir Medici
16/12/2018 | 07:35
Compartilhar notícia


Memória gravou, semana passada, novas entrevistas para o programa Memória na TV, do DGABC TV. Serão três edições: as duas últimas de 2018 e a primeira para 2019. Reunimos o time da foto, num entrelaçamento que o estudo de história e memória sempre propicia. E de todos recebemos subsídios importantes, a serem destacados nas três próximas semanas – hoje, só aperitivos.

O historiador norte-americano John French foi o último a gravar. E todos os demais entrevistados fizeram questão de acompanhar a gravação, por detrás das câmeras, estabelecendo-se um novo intercâmbio – agora, internacional.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 16 de dezembro de 1988 – ano 31, edição 6937

Manchete – Pessoas físicas e poupanças vão pagar mais Imposto de Renda

Grande ABC – Contas de água mais caras.

Estradas – Dersa investe mais l,2 bilhão de cruzados para concluir obras de reforma da Via Anchieta, iniciadas em 1987.

Memória – Das matas de Taquarussu foram extraídas toras encomendadas pelas primeiras indústrias de móveis, casos da Streiff, Corazza e Pelosini.

Em 16 de dezembro de...

1918 – Recomeça o Campeonato Paulista de Futebol, depois da fase aguda da gripe espanhola. Promoção da APSA (Associação Paulista de Sports Athleticos). Entre os competidores, um representante do Grande ABC, o Primeiro de Maio, na Segunda Divisão.

- Realizadas solenes exéquias na igreja de São Bento, em São Paulo, pelos oficiais e praças da Força Pública vitimados pela gripe.

- Morre o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, dr. José Xavier de Toledo.

- Vicentinos vão ao santuário da Penha, a pé, desde a Praça da Sé. Acompanha o arcebispo dom Duarte Leopoldo e Silva. 

- Atentado mata o presidente da República de Portugal, coronel Sidonio Paes.

1953 – Realizado jantar festivo no Restaurante Balderi, em Santo André, em homenagem aos jogadores do Bochófilo, tetracampeões paulistas.

1958 – Inaugurado o busto de Wallace Cochrane Simonsen, na Praça Lauro Gomes, em São Bernardo. Líder autonomista, primeiro prefeito nomeado do novo município, em 1944.

1983 – Estreia do Coral Municipal de São Bernardo.

Hoje

- Dia do Reservista

- Dia do Teatro Amador

Santos do dia

- Adelaide

- Albina

- Ananias

- Eusébio (Itália, Sardenha, 283 – Vercelli, 371). Bispo. A Igreja celebrava sua memória em 16 de dezembro, mas o papa Paulo VI, em 1969, transferiu a comemoração para 2 de agosto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;