Automóveis Titulo Gasolina, etanol ou eletricidade
Toyota anuncia que vai produzir no Brasil o primeiro carro híbrido flex do mundo
Da Redação
Do Garagem360
13/12/2018 | 15:18
Compartilhar notícia


A Toyota do Brasil anunciou a produção do primeiro carro híbrido flex do mundo. O modelo é capaz de rodar com gasolina, etanol brasileiro ou apenas eletricidade. O trabalho colocou lado a lado as equipes de engenharia da empresa no Japão e da filial brasileira. Ele foi direcionado no sentido de extrair o potencial máximo de cada solução, como alta eficiência, baixíssimos níveis de emissões e capacidade de reabsorção dos impactos de gás carbono, ao utilizar combustível oriundo de fonte 100% renovável.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Carro híbrido flex

“Este é um marco, não só para a Toyota do Brasil, mas para toda a indústria nacional e estou muito orgulhoso dos nossos engenheiros, que trabalharam em conjunto com a equipe de nossa matriz para oferecer esta solução híbrida a etanol aos clientes brasileiros”, afirmou Steve St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Argentina e Venezuela.

Sem revelar qual foi o modelo escolhido para receber o novo conjunto híbrido, a marca afirmou que a previsão para o início da produção é para o fim de 2019. Estudos realizados pela Toyota do Brasil apontam que o híbrido flex possui um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO2. Quando abastecidos apenas com etanol, os resultados se mostraram ainda mais promissores, de acordo com a marca japonesa.

Testes com protótipo

Desde março deste ano, a Toyota realizou diversos testes de rodagem com um protótipo híbrido flex no Brasil. Ele foi construído sobre a plataforma de um Prius, atualmente o único representante híbrido da montadora vendido no Brasil.

A ideia foi colocar à prova a durabilidade do carro em diversos tipos de estradas para avaliar o conjunto motor-transmissão quando abastecido com etanol.

LEIA MAIS: BMW atinge a marca de 50 mil automóveis produzidos no Brasil

Saiba como funcionam os carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in

Durante esses meses, uma série de dados relacionados à performance e comportamento do carro foram coletados, que contribuíram na busca pelo balanço ideal de todo o conjunto.

“Este é um trabalho que envolveu diversos agentes, como governo, entidades, fornecedores, concessionários e, claro, nossos colaboradores, que trabalham incessantemente sob a filosofia da melhoria contínua. Além disso, destaca o Brasil no cenário mundial das alternativas para a eletromobilidade, como produtor de um dos automóveis mais limpos do mundo, em consonância com o Programa Rota 2030”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Já que o assunto são os carros híbridos, confira alguns modelos elétricos que já rodam pelo mundo.

 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;