Por ser um período de férias, muitos motoristas aproveitam o final do ano para viajarem com seus carros. Antes de pegar a estrada, é recomendável revisar o sistema de freios. Um dos itens mais importantes de segurança do veículo, ele é composto por componentes, como as pastilhas, discos, sapata e fluido de freio.
“O sistema de freios deve ser incluído na revisão antes das férias, pois, até mesmo o desgaste natural dos componentes pode provocar graves acidentes. Por isso, o ideal é verificar se todas as peças estão em boas condições” afirma o supervisor técnico da TMD Friction do Brasil, Rodrigo Abolis Gimenez.
Os componentes devem ser checados conforme a periodicidade recomendada pelo fabricante ou quando alguma das peças apresentarem desgaste ou quebra. Importante lembrar que o uso constante dos freios resulta no desgaste natural. Por isso é tão importante verificar as condições das peças antes de pegar a estrada.
O nível de fluido de freio também merece atenção. Caso esteja abaixo do nível no reservatório, uma luz acenderá no painel do veículo, sinalizando que há algo errado.
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Não existe uma quilometragem única e fixa para todos os carros em que as peças dos freios devam ser trocadas. Isso varia muito de carro para carro, varia conforme o estilo de dirigir de cada pessoa, onde o carro roda, entre outros fatores.
Conheça alguns componentes do sistema de freios e entenda como deve ser feita a revisão.
Caso esteja abaixo do nível máximo, indica desgaste natural das pastilhas de freio ou até mesmo vazamento. Como ele jamais deve ser completado, é normal trabalhar entre o nível máximo e mínimo. Se estiver próximo do mínimo, é necessário uma inspeção no sistema. A troca do fluido deve ser feita de acordo com o tempo recomendado pelo fabricante do veículo.
Elas são as responsáveis pela ação necessária para parar o movimento de rotação das rodas do veículo. Sem as pastilhas, o veículo não freia. Por isso, antes de viajar, é recomendável verificar se não estão desgastadas ou com algum ruído estranho.
Durante a frenagem, o eles suportam altas temperaturas e esforços mecânicos extremos. O uso de discos de freio com espessura abaixo da mínima especificada pelo fabricante do veículo pode ocasionar problemas, como superaquecimento, empenamentos, trinca ou até mesmo quebra.
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