Fechar
Publicidade

Sábado, 27 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

A certidão de nascimento do município de Diadema


Ademir Médici

10/12/2018 | 07:00


Na Avenida Antonio Piranga havia árvores, muitas árvores; na Praça Conceição, uma fonte; acreditem! A antiga Escola Mista da Vila Conceição não tinha muros – e nada de ruim acontecia.

Estamos no ano de 1958 no Centro de Diadema. Os autonomistas do então distrito tiram fotos para compor o processo de emancipação na Assembleia Legislativa, que reúne o projeto de resolução número 104, de 1958, arquivado sob o número 35.336.

Sessenta anos depois, a matriz foi substituída por uma igreja maior; no lugar das árvores da Antonio Piranga passam as canaletas do sistema trólebus, que interligam Jabaquara ao Grande ABC; a Praça Conceição, ampliada, chama-se Castelo Branco. É linda, florida. Dá impressão que todas as árvores da rua foram para lá transferidas. E a cidade luta para a preservação deste verde – apesar de um projeto contrário. E a velha escola, toda murada, depois de se chamar João Ramalho, hoje leva a denominação de Professor Francisco Daniel Trivinho.

Os dois moços da foto descobriram o processo na Alesp, historiador Walter Adão Carreiro e repórter-fotográfico Valdir Lopes. Todo o processo foi reproduzido. As fotos também. E o Centro de Memória de Diadema ficou mais rico com esta verdadeira certidão de nascimento do município de Diadema, a cidade que aniversaria.

Interação com Facebook
 

‘Um caso inusitado’

Segure, doutor. O cidadão, ao meu lado, está morto. Já foi enterrado, quer apenas me atormentar.

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 10 de dezembro de 1988. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Sábado, 10 de dezembro de 1988 – ano 31, edição 6932

Manchete – Câmara dos Deputados aprova salário mínimo de Cz$ 64.020 para janeiro
Indústria –Pierre Saby quer ampliar produção. A indústria produz estruturas metálicas e possui duas unidades em Santo André.
Vestibular – Sigilo quebrado faz ETE Lauro Gomes, de São Bernardo, anular prova.
Editorial – Explosões continuam sendo risco permanente
Memória – O Centro de Diadema.
Memória Eleições – 16 de agosto de 1936.
Vídeo (Ivan Gonçalves) – O futurismo de Robocop e o realismo de Gravos.
Polícia – Solenidade marca o 32º aniversário do 10º Batalhão da Polícia Militar.
 

Em 10 de novembro de...

1918 – Ainda há casos da gripe espanhola, mas a vida começa a voltar à normalidade. A Associação Paulista de Sports Atléticos anuncia o reinício dos seus campeonatos.
A Segunda Divisão tem um representante da região, o Primeiro de Maio FC, ao lado dos paulistanos Ruggerone, Barra Funda, Ítalo, Syrio, União Lapa, Itália, Fluminense e União Brasil.
Quando o campeonato foi interrompido, o Primeiro de Maio não estava bem. Havia realizado 11 jogos, com duas vitórias, oito derrotas e um empate, alcançando cinco pontos ganhos, com dez gols a favor e 31 contra.
- Falece Francisco Tetti, antigo comerciante do distrito de Santo André. Deixa viúva Pompilia Tetti e cinco filhos: João, Oswaldo, Luiz, Rosina e Carmélia.
1933 – Corinthians vence o Primeiro de Maio por 1 a 0 (gol de Anísio) e conquista o primeiro campeonato de futebol promovido pela Lems (Liga Esportiva Municipal São-Bernardense).
1983 – Inaugurado o primeiro Sacolão de São Bernardo.
- O técnico Carlos Alberto Parreira chama o ponta-esquerda Márcio Fernandes, do EC Santo André, para a Seleção de Novos.

Hoje

- Dia Internacional dos Direitos Humanos
- Dia do Palhaço

Santos do Dia

- Senhora de Loreto. Padroeira dos Aviadores
- Gemelo
- Gregório III
- Melquíades, papa.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 10 de dezembro:

- No Ceará, Alcântaras
- No Mato Grosso, Alto Garças, Juscimeira, Rondonópolis e Torixoréu
- No Amazonas, Alvarães, Anamã, Beruri, Iranduba, Presidente Figueiredo, São Sebastião do Uatumã, Tonantins e Uarini
- Na Paraíba, Areial e Pocinhos
- No Paraná, Colorado, Coronel Domingos Soares, Fernandes Pinheiro, Itaperuçu e Londrina
- Em Goiás, Cumari
- Na Bahia, Itagi
- No Mato Grosso do Sul, Itaporã

Fonte: IBGE
 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;