EDUCAÇÃO
Base do Ensino Médio terá Português e Matemática como aulas obrigatórias
A grade curricular das escolas no Ensino Médio irá mudar. Na terça-feira (4), o Conselho Nacional de Educação aprovou a chamada BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para os estudantes adolescentes do período. Segundo as novas regras a serem adotadas, apenas Português e Matemática se tornam obrigatórias no currículo nessa etapa escolar.
Demais disciplinas, casos de Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia (exigidas até então), por exemplo, ficarão inseridas nas áreas de conhecimento de forma interdisciplinar, dentro dos ‘itinerários formativos’. Essas outras matérias poderão (ou não) serem feitas pelos estudantes, o que dependerá também do que for estipulado para cada Estado. Diante disso, os currículos passam a ser flexíveis.
A BNCC é o órgão que define o conteúdo mínimo que os estudantes brasileiros deverão aprender em sala de aula. Antes, o País não tinha currículo obrigatório.
PREVISÃO
As mudanças não serão imediatas e demorarão alguns anos para serem implementadas. A previsão é de que as novas regras passem a vigorar no início do ano letivo de 2022.
Um dia após a aprovação, na quarta-feira (5), o documento que regula a decisão foi divulgado, apesar de ainda estar sob revisão aguardando a homologação (ou seja, aprovação) do Ministério da Educação. Essa última etapa servirá como orientação para os currículos de todas as escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
VIDEOGAMES
''God of War'' vence prêmio de melhor jogo do ano
O The Game Awards 2018, considerada a maior premiação mundial do universo dos videogames, apontou ''God of War'' como jogo do ano. Ele venceu concorrentes como ''Red Dead Redemption 2'', ''Marvel’s Spider-Man'' e ''Monster Hunter: World''. Lançado em abril, o título ainda levou o troféu de melhor direção de jogo.
A cerimônia ocorreu na noite de quinta-feira (6), nos Estados Unidos. Entre os games de E-Sports, o destaque foi ''Overwatch''.
CIÊNCIA
Pesquisadores registram novo dinossauro brasileiro
Nova espécie de dinossauro que viveu no Brasil foi registrada. Trata-se do Thanos simonattoi, habitante do País e de outras regiões da América do Sul há cerca de 80 milhões de anos.
Segundo pesquisadores, ele pertencia à família dos abelissaurídeos, caracterizados como carnívoros (que se alimentam de carne) e bípedes (com movimentação a partir de dois membros inferiores). O dino teria cerca de cinco metros de comprimento e seria poderoso predador do período cretáceo.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.