Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 11 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Política

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Nuvens negras


Do Diário do Grande ABC

04/12/2018 | 12:10


O recuo de 22,53% na venda de veículos no Grande ABC em novembro, na comparação com outubro, mostra que as nuvens negras ainda pairam sobretudo sobre o mercado local – no País a queda foi de 9,34% –, em que pesem os números do acumulado deste 2018 serem melhores do que os registrados em 2017. E também são uma ducha de água fria que traz preocupação a uma região que tem na indústria automotiva uma de suas principais engrenagens, tanto no que se refere à geração de empregos quanto na produção de riquezas, volume que coloca as sete cidades na quarta posição no PIB nacional.

Especialistas apontam como motivos para a baixa reflexos do pleito que elegeu Jair Bolsonaro presidente da República, em outubro, e o desemprego, que está na casa dos 12 milhões de pessoas no Brasil, o subemprego e as altas taxas de juros praticadas no País. Pode até ser que a eleição, ou a insegurança derivada de como vai se portar o futuro governo com relação às medidas econômicas para recolocar o País nos trilhos do crescimento, tenha sua parcela de culpa.

Mas, no frigir dos ovos, o que pesa mesmo é o medo daqueles que ainda sonham com um carro novo de assumir uma dívida pesada, longa, de perder o emprego e não ter mais como honrar o pagamento. Para além de ver o sonho virar pesadelo, preocupa o fato de saber que uma nova colocação dificilmente estará em um horizonte próximo, pelo menos uma capaz de garantir o sustento da família e a despesa do veículo, além de todas as outras.

Como apontam especialistas na edição de hoje deste Diário, o cenário no mercado automotivo só deverá mesmo ter nuvens mais claras a partir do segundo semestre de 2019. Obviamente não é uma certeza, até porque a retomada vai depender em muito das medidas que o futuro governo vai adotar, como as mais do que propaladas reformas da Previdência e tributária , consideradas fundamentais para dar segurança ao mercado e impulsionar investimentos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Nuvens negras

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, acesse com:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;