Setecidades Titulo
Como se comportar durante uma enchente
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
13/01/2011 | 07:06
Compartilhar notícia


Os vídeos e as fotos, todos os dias, nos jornais e nas TVs, mostram imagens de barrancos deslizando, residências invadidas pela água, veículos ilhados e toda a sorte de problemas trazidos pelas enchentes que assolam o Brasil em mais uma temporada de verão, mas você sabe como se comportar quando o perigo rondar a sua porta, da casa ou do carro?

Manter a calma e não deixar os nervos saltarem à flor da pele nem sempre s]ao tarefas fáceis, mas são as primeiras coisas a serem feitas para evitar acidentes, procurando abrigo em espaço mais alto e livre das águas.

PERIGOS - Acreditar na crença de que alguns lugares não costumam encher mesmo depois de atingidos pelos temporais mais fortes é errado.

"Não existe mais essa segurança", afirmou a chefe do setor de cerimonial e relações públicas do Corpo de Bombeiros, tenente Karoline Burunsizian Fernandes.

As mudanças climáticas e a combinação de concreto e aço cada vez mais presentes nos municípios estão provocando inundações onde nunca antes se viu.

"Hoje as cidades estão menos arborizadas e com poucas áreas para escoamento, deixando a água acumulada por mais tempo, portanto, não dá para confiar e dizer: ‘Aqui nunca encheu ou não vai encher dessa vez'", explicou Karoline.

Oferecer ajuda para uma pessoa que está em apuros, apesar de um gesto de solidariedade, pode ser uma atividade perigosa e pouco recomendada até para os mais fortes, destemidos e experimentados em outras situações de enchentes.

"Não se deve entrar na água, nunca. A força de uma correnteza engana e pode ser muito mais forte do que imaginamos. Entrar na água para um salvamento pode fazer do socorrista voluntário mais uma vítima", completou a tenente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;