Cultura & Lazer Titulo
Noite de paredão final
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
30/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Chega ao fim, hoje, a saga dos três brothers que sobraram na casa do Big Brother Brasil. A décima edição do programa termina provando que o formato está longe do esgotamento.

A casa, além de abrigar a disputa dos 17 participantes pelo prêmio de R$ 1,5 milhão, fermentou questões que viraram debate em território nacional. Entre elas, o comentário de Dourado dizendo que heterossexuais não pegam Aids.

O programa ganhou, ainda, uma outra plataforma de exibição: a internet, onde blogs e microblogs, como o Twitter, prolongaram a discussão sobre a casa e tiveram participação ativa no jogo.

Ganha o troféu de melhor, José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, diretor da atração. Jogou melhor que todos os ‘moradores' da casa. De início, trouxe ex-participantes do reality para polarizar os grupos. Utilizou, com astúcia, as ‘inteligências' dos integrantes como cordas para enforcá-los, e atrair mais atenção para a disputa. Alex, Tessália, Lia, Angélica estão entre os principais jogadores que morreram antes de chegar à praia.

"O Boninho jogou uma carga de conflitos, com pessoas diferentes convivendo o mesmo espaço, diz o coach Ranyery Segui, criador de um blog sobre o programa.

O paredão mais disputado da história do programa (Dourado x Dicésar), que ultrapassou os 125 milhões de votos, promoveu reviravolta. "Dourado é o bandido que virou mocinho, depois de mostrar atitudes mais sensíveis contra Dicésar, que era mocinho e virou vilão porque passou a ser visto como fofoqueiro", comenta Segui.

"O público entendeu que é jogo. Identifica-se com as pessoas, não com o que é armado dentro da casa. Quem vota no Cadu e no Dourado, por exemplo, não salvou a Lia, que fazia parte do grupo."

À noite, a casa esvaziará. Um deles sai do jogo milionário. E os debates que ganharam a rua já não terão a mesma força de antes. Como o povo mesmo diz, já acabou o Carnaval - e o Big Brother - é hora de o Brasil voltar a trabalhar.

CADU

Foi o único a não enfrentar nenhum paredão nessa edição. Político e amigo de todos, sempre esteve afastado das polêmicas e é favorito das mulheres pela imagem de moço ideal.

FERNANDA

Ganhou forma ao longo das semanas. De boa moça, passou a boa jogadora nos últimos dias. Jogou Dicésar, seu companheiro, no penúltimo paredão, para desestabilizar o grupo oposto.

DOURADO

O mais emparedado da casa, hoje, é o maior candidato à vitória. Com atitudes suicidas, derrubou todos os que se opunham ao seu estilo de ogro e à sua sinceridade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;