Os tremores das maos e da cabeça, atribuídos ao Mal de Parkinson, e a dificuldade em caminhar devido à operaçao na bacia a qual foi submetido há seis anos, prejudicaram as apariçoes do pontífice, que no próximo mês completa 80 anos.
Depois de algumas horas de descanso, após a vigília que finalizou no sábado, o papa voltou pela manha à sacada da Basílica de Sao Pedro para celebrar a missa ao ar livre para cerca de 100 mil peregrinos. Depois da missa, fez sua tradicional mensagem "urbi et orbi" com saudaçoes em 60 idiomas.
A Ressurreiçao de Cristo, disse o papa, "marca os caminhos de esperança por onde devemos avançar juntos para um mundo mais justo e mutuamente solidário, no qual o egoísmo cego de poucos nao prevalecerá sobre os gritos de dor de muitos, reduzindo muitos povos a uma condiçao de pobreza degradante.
Joao Paulo II orou por uma "paz justa e duradoura" e "um desenlace feliz" para as conversaçoes de paz destinadas a acabar com os conflitos na Africa, América Latina e Oriente Médio, Asia e até mesmo Europa, em uma aparente alusao à guerra na Chechênia. O Santo Padre pediu que as naçoes "rejeitem os atos de racismo e xenofobia".
Em anos anteriores, o Papa denunciou abusos em diversos lugares do mundo, mas desta vez falou em termos mais gerais. Segundo a televisao estatal RAI, muitas pessoas nao puderam entrar na Praça porque estava abarrotada.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.