Memória Titulo
Cláudio Takeshita, ídolo do futebol de São Bernardo

Cláudio Takeshita foi o primeiro nissei a fazer sucesso no futebol de São Bernardo

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/09/2009 | 00:00
Compartilhar notícia




"Nisso olhei para trás e vi um fotógrafo com seu equipamento a uns 20 metros de distância. Não era novidade, já de um tempo havia por toda parte esses diletantes ou profissionais da fotografia, captando instantâneos para a posteridade, como se dizia."
Chico Buarque, em Leite Derramado (Companhia das Letras), livro recém-lançado e que dá verdadeiras aulas de construção da memória em forma romanceada, bem ao estilo lírico do autor. Indispensável.

* * *

Cláudio Takeshita foi o primeiro nissei a fazer sucesso no futebol de São Bernardo: baluarte no EC São Bernardo (o Esporte) entre as décadas de 1940 e 1950, titular absoluto de um time repleto de estrelas, algumas vindas do Interior, como o meia-esquerda Ricieri, outras pratas da casa, caso de Valdemar Ferreira, o Valdemarzinho.

A história começa com Sadaichi Takeshita, cientista japonês, pai de Cláudio. Ele naufragou no Rio Amazonas e veio parar em São Bernardo em 1918. Foi o primeiro japonês a se fixar na cidade. Aqui se casou com Maria Scopel, filha de imigrantes italianos, constituindo uma linda família.

Cláudio nasceu em São Bernardo em 30 de dezembro de 1920. Teve sua passagem na política, elegendo-se vereador (1952 a 1955) e chegando à presidência do Legislativo (1952).

Atualmente, com 88 anos, Cláudio Takeshita vive no Interior, na cidade de Salto, de onde Cláudio Takeshita Neto enviou as duas fotos de hoje.

UMA PASSAGEM
Em 1950, nesse mesmo campo em que o time do Esporte foi fotografado em 1944, o estádio do São Caetano EC na Rua Paraíba (anterior ao Anacleto Campanella), Takeshita foi o dono do jogo. Marcou gol, participou das principais jogadas, cantou o jogo, foi expulso, e o São Bernardo venceu o São Caetano por 3 a 1.

"Sozinho, Takeshita segurou a linha do São Caetano", rememora Narciso Ferrari, hoje presidente de honra do São Caetano, em depoimento no livro com a história do clube são-caetanense.

A FOTO
Quem, além de Beltran Asêncio, poderia identificar essa foto do EC São Bernardo tirada há 65 anos? Em 1944, Beltran era goleiro juvenil do Esporte e torceu por todos esses personagens, em especial pelo goleiro Geraldão, a quem substituiu a partir de 1947 e até 1951, para um novo retorno em 1954.

Em pé, a partir da esquerda, Valdemar Ferreira (o Valdemarzinho que morava na Rua Américo Brasiliense, em frente à casa de João Setti), Salunzinho (irmão do barbeiro Zé Salum), Nelson Margonari (Biguá), Tico, Arnaldo Margonari e Patrício (apelidado Bersaqui).

Agachados: Dovas, Lune Corradi (da Vila Duzzi, primo de Antenor Corradi, do Foto Amaro), Cláudio Takeshita e Ricieri Moncheiro; o goleiro é Geraldo Palma, o Geraldão.

Ricieri veio de Amparo por causa do futebol, para jogar no Esporte. Dedicou-se a vida toda ao ofício de alfaiate; foi o primeiro craque de Amparo a vir para São Bernardo. Na sequencia vieram outros. São os casos do Tico e do Dovas.

Do time fotografado, dois jogadores começaram no Juvenil Esporte: Valdemar Ferreira e Cláudio Takeshita. Não estão na foto outros três craques do Esporte da época, Zinho (ponteiro esquerdo), Tonico e Rubens Zanini.



HOJE

Dia da Pátria e Independência do Brasil (ano 187) e Dia do Grito dos Excluídos.

SANTOS DO DIA
Clodoaldo, João de Nicomédia e Regina.
Clodoaldo viveu na França no século 6. Foi o construtor da igreja que originou a cidade de Saint-Cloud.
A festa de Santa Regina é cultuada desde o século 6. Em 750 já existia em Alísia uma basílica a ela dedicada.

EM 7 DE SETEMBRO DE...

1922 - O presidente do Estado, Washington Luiz, vence o Caminho do Mar e inaugura vários monumentos na serra, desde o Cruzeiro Quinhentista até o Pouso Paranapiacaba (Casa de Pedra), em comemoração ao centenário da Independência.

1949 - Beltran Asêncio, o fotógrafo de São Bernardo, faz sua primeira cobertura jornalística como profissional, ao cobrir a Procissão dos Carroceiros. Uma de suas primeiras fotos está no site do Diário (Grande ABC Memória, programa nº 6).

1949 - Fundado o clube Sete de Setembro, em São Caetano.

1953 - Fundada a Mercedes-Benz do Brasil.

1956 - Pelé faz em Santo André o seu primeiro gol como jogador profissional.

1959 - Inaugurado o Grupo Escolar Padre Luiz Capra, na Vila Marlene, em São Caetano.

1969 - Sindicato dos Químicos do ABC inaugura sua nova sede, à Rua Monte Casseros, 270, em Santo André.

1979 - Estreia, nos Estados Unidos, a emissora de TV a cabo ESPN.

Diário há 30 anos

Manchete - Nuclebrás defende o acordo nuclear e nega as acusações
Política - Para Brizola (que retorna do exílio), País vive uma nova aurora.

Pracinhas - Será lançada hoje, na Vila Guiomar, em Santo André, a pedra fundamental da futura sede da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, regional ABC.

Mauá - Missa campal no Parque das Américas busca unir moradores de vários bairros.

Polícia - Gangue assalta comércio de Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;