Economia Titulo Saldo ruim
Chuva forte atrapalha Black Friday na região

Comerciantes afirmam que o mau tempo interferiu na movimentação dos consumidores

Yara Ferraz
27/11/2018 | 09:06
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Denis Maciel


 Por conta da forte chuva na sexta-feira, a Black Friday, que era um dia de expectativa de muitas vendas para o comércio da região, acabou se tornando uma decepção para os comerciantes. Por conta das enchentes, que ocasionaram dificuldades de se locomover no Grande ABC, consumidores foram impedidos de ir às compras.

De acordo com o presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Pedro Cia Júnior, além das enchentes que atingiram centros de compras na cidade, como, por exemplo, o Grand Plaza Shopping, no Centro, o tempo impediu que muitos consumidores chegassem aos pontos de venda.

“Além do problema com as enchentes, o pessoal deixou de ir às lojas. Como (o temporal) aconteceu próximo ao horário de saída do trabalho, quem tinha planos de aproveitar a data não conseguiu ir a lugar algum.”

Segundo Cia Júnior, os comerciantes ficaram decepcionados com a data. “Acabou frustrando. Agora, vamos aguardar as compras de Natal para ver se conseguimos aumentar as vendas”, disse.

A Aciam (Associação Comercial e Industrial de Mauá) também afirmou que houve impacto das chuvas na movimentação das lojas, principalmente nos horários próximos ao fim do dia. “A expectativa era positiva, mas a chuva acabou atrapalhando no período da tarde e dispersando os consumidores, que na sua maioria iriam comprar nas lojas de rua”, informou a entidade, que também lembrou que a Black Friday era mais forte no on-line, mas isso se inverteu e os comerciantes acabaram aderindo às promoções.

Já em São Bernardo, a campanha foi classificada como mais acentuada do que em 2017. “Teve participação ainda mais expressiva do que a do ano passado. Muitos começaram (a dar descontos) no início do mês e estenderam até o fim de novembro. As chuvas não afetaram substancialmente porque o consumidor já havia se programado. Além disso, boa parte das vendas ocorreu no e-commerce”, afirmou o vice-presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Valter Moura Júnior.

NACIONAL
No País, as vendas do comércio na Black Friday cresceram 4,7% neste ano em comparação com 2017, segundo dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O avanço superou a projeção da empresa, de alta de 4,5%.

Os dados consideram as consultas do período de terça-feira, dia 20, e o último sábado de novembro de 2018, comparadas às consultas realizadas entre 19 e 23 de novembro de 2017. Somente na sexta-feira, a estimativa é que as vendas tenham crescido 5,9% em relação a 2017.

Entre os itens mais vendidos na data estão os eletrônicos e eletrodomésticos, itens de valor mais elevado. Além disso, segundo a Boa Vista, os consumidores têm aproveitado as promoções da Black Friday para já anteciparem as compras de Natal, o que também vem favorecendo o movimento do comércio na data.

Ainda assim, de acordo com a Boa Vista SCPC, mesmo diante da antecipação das vendas de Natal para a Black Friday, a melhora do cenário econômico já aponta para um aumento significativo do movimento do comércio na principal data do ano para o setor.

Segundo os economistas da Boa Vista SCPC, o movimento visto na Black Friday reflete melhoras no mercado de trabalho e, especialmente, no crédito. (com Estadão Conteúdo)




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