Setecidades Titulo São Bernardo
Ação registra 3.370 atendimentos a homens

Novembro Azul mobilizou 34 UBSs e o Poupatempo da cidade durante todo o sábadoc

Por Do dgabc.com.br
27/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação/PMSBC


 Ação específica da campanha Novembro Azul ocorrida no sábado, entre 8h e 17h, nas 34 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no Poupatempo de São Bernardo contabilizou 3.370 atendimentos, entre consultas clínicas, testes rápidos de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis)/Aids e avaliações de saúde bucal.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), comemorou o balanço e classificou a ação como um importante avanço para a conscientização sobre a doença. “O câncer de próstata é a segunda enfermidade que mais afeta os homens. Estamos trabalhando cada vez mais no setor da Saúde para ampliar o alcance dos serviços de atendimentos. Esta questão é fundamental e registrou um número expressivo”, destacou.

As Unidades Básicas de Saúde com maior público foram a São Pedro, Nazareth e Ipê. Sendo que a UBS São Pedro chegou a registrar 287 consultas clínicas, 195 testes rápidos de IST/Aids e 195 solicitações de PSA, exame que identifica o câncer de próstata.

“Este tipo de doença é muito silenciosa. Os primeiros sintomas são dificuldades de urinar, com dor ou sensação de ardor, e presença de sangue na urina ou no sêmen. Ou seja, eles podem ser confundidos com uma infecção”, explicou o secretário de Saúde Geraldo Reple.

Todos os pacientes que apresentaram sintomas ou alterações nos exames clínicos foram encaminhados para realizar tratamento ou acompanhamento no Hospital de Clínicas, na Estrada dos Alvarenga.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;