Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 30 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

nacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Oito crianças xavante estão internadas em Mato Grosso


Do Diário OnLine
Com Agências

03/08/2004 | 12:18


Subiu para oito o número de crianças xavante internadas com desnutrição e pneumonia no acampamento da BR-158, em Mato Grosso. As crianças, todas entre um e dois anos de idade, estão internadas em hospitais de Ribeirão Cascalheira e Água Boa.

Outras três crianças indígenas morreram na semana passada com o mesmo problema. Os índios estão sendo acompanhados por dois enfermeiros da Fundação Nacional de Saúde e cinco funcionários da Funais (Fundação Nacional do Índio).

Assim que as crianças forem liberadas pelos hospitais, vivas ou mortas, os 480 índios xavante prometem invadir a reserva de Marãwatsedé, destinada a eles por um decreto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

De acordo com o representante da Funai no local, Edson Beiriz, citado pela Agência Brasil, a situação é tensa pois a área está ocupada por posseiros, fazendeiros de soja e madeireiras clandestinas. "Estou aguardando ajuda da Polícia Federal e do Ministério Público e uma audiência do juiz da 5ª Vara Federal de Cuiabá, José Pires, que ainda não se pronunciou sobre a retirada dos invasores da área" afirmou Edson Beiriz.

Os xavante estão acampados há nove meses esperando pelo cumprimento do decreto presidencial. A área já foi demarcada, homologada e registrada em cartório.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;