Memória Titulo
São José deixa a Matriz e abençoa o povo de Ribeirão Pires

Hoje é Dia de São José, portanto, Dia do Carpinteiro e Marceneiro, comemorado em louvor ao santo do dia

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/03/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Hoje é Dia de São José, portanto, Dia do Carpinteiro e Marceneiro, comemorado em louvor ao santo do dia. E Ribeirão Pires - como tantas outras paragens - realiza missa, procissão e quermesse em louvor ao padroeiro.

Uma festa mais do que centenária, com registros orais alusivos ao século 19, e que ganha corpo com a formação do Núcleo Colonial de Ribeirão Pires, em 1888.

As procissões foram e são marcantes na cidade. Os homens conduzem o andor com a imagem de São José. E a foto que destacamos hoje é nossa preferida, e já ilustrou Memória em outros tempos. Ela foi tirada em princípios da década de 1950. Dá para observar, à esquerda, Fioravante Zampol, prefeito de Santo André - à época abrangendo também o corredor entre Mauá e Paranapiacaba.

Vejam os fiéis, de terno e gravata. A maioria ainda usava chapéus de feltro, costume de então. Claro, respeitosamente, todos seguiam com os chapéus nas mãos durante a procissão. Ao fundo, os morros da cidade; a chaminé é da Cotelessa. A procissão começava junto à matriz e seguia para o Centro Baixo, cortando as cancelas da estrada de ferro e depois retornando, sempre com quermesses.

E hoje haverá procissão. Especial. Afinal, a Paróquia de São José inicia os festejos do seu centenário (1911 - 2011). Como dissemos no início da Semana Ribeirão Pires, muito se fará até dezembro, para lembrar o centenário e tantos que participaram das celebrações, década a década, desde tempo imemoriais.

PROGRAMA DE HOJE
8h - Missa dos Josés

16h - Procissão

17h - Missa de São José, com dom Nelson Westrupp, bispo diocesano

20h - Show do Centenário, com Zé Geraldo

Semana Ribeirão Pires termina hoje. Na segunda-feira iniciaremos a 2ª Semana, porque Ribeirão Pires tem histórias, muitas histórias para contar.

legenda da foto: Procissão de São José: imagem conduzida em andor por homens de paletó, gravata e chapéu de feltro respeitosamente tirado durante o cortejo

News Seller 

Domingo, 19 de março de 1961

Manchete - São Caetano inaugura o Paço Municipal

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 19 de março de 1981

Movimento sindical - Metalúrgicos discutem itens salariais.

Ribeirão Pires - A cidade quer vencer como estância. Entrevistamos o prefeito Luiz Carlos Grecco e Alice Grecco Benvenuto, 83 anos, que muitas histórias nos contou.

São Caetano - Sobe preço de fichas para os parquímetros.

Polícia - Amarrado e jogado na Billings.

EM 19 DE MARÇO DE...

1947 - Wagner Lino nasce na Rua Voluntários da Pátria, bairro Santana, Capital. Metalúrgico, vereador e deputado estadual por São Bernardo.

1951 - Fundado o Cine Art, na Vila Alpina, em Santo André. 

1961 - Circula o primeiro número do jornal Notícias de Ribeirão Pires, sob a direção de José Ferreira Sobrinho.

        - Diadema inaugura seu primeiro ginásio estadual, a EEPG Riolando Canno, antiga Helena Guerra.

1971- Prefeito Antonio Simões inaugura o Paço Municipal de Ribeirão Pires, denominado Arthur Gonçalves de Souza Júnior, em homenagem ao primeiro prefeito da cidade; inaugura também a Praça dos Expedicionários.

       - Inaugurada a central telefônica da CTBC em Diadema, na Praça Castelo Branco, com capacidade inicial de 1.000 linhas.

1976 - Praça dos Expedicionários de Ribeirão Pires ganha monumento.

         - Banda Infantojuvenil de Ribeirão Pires executa o dobrado Valdirio Prisco, composição de Américo Del Corto, coordenador da banda.

HOJE

57º aniversário da cidade de Ribeirão Pires, Dia Mundial do Artesão, Dia do Carpinteiro, Dia do Marceneiro e Dia da Escola.

Trabalhadores

Nascem em 19 de março:

1899 - José de Andrade, de Ribeirão Preto. Operário da Rhodia. Residia à Rua Catanduva.

1918 - José Munhoz, de Agudos. Operário da Rhodia. Residia à Rua Boa Vista, 43.

1929 - Benedito Chiavelli, de Itapira. Tintureiro da Zarzur. Residia à Avenida Utinga, 615.

1938 - Benedita dos Santos Dias, de Jaboticabal. Setor de acabamento da Rhodia. Residia à Rua Persa, 186.

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

CIDADES PAULISTAS

Hoje, Dia de São José, é feriado em Ribeirão Pires e nas seguintes outras cidades: Arandu, Aspásia, Barra Bonita, Caiuá, Corumbataí, Cravinhos, Flora Rica, João Ramalho, Meridiano, Pindorama, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto e Taiaçu.

SANTOS DO DIA

José de Nazaré, Quintila e Apolônio. São José, esposo de Maria, pai de Jesus Cristo, é o Padroeiro dos Carpinteiros e Patrono da Igreja Católica. É venerado também pela Igreja Anglicana. Santo padroeiro da Bélgica.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ

José Lopes de Oliveira, 82. Natural de Monte Belo (MG). Dia 16, em São Bernardo. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO

Nelson Bonini, 82. Natural de Bocaina (SP). Nascido em 10-10-1928. Filho de Antonio Bonini e Celeste Altran. Anteontem. Cemitério Jardim da Colina.

Sylvio de Medeiros, 78. Natural de Jacareí (SP). Dia 17. Cemitério Jardim da Colina.

Maria Aparecida Daniel Ribeiro, 65. Natural de Sertanópolis (PR). Anteontem. Cemitério de Vila Euclides.

José Carlos Pereira da Silva, 64. Natural de Limoeiro (PE). Anteontem. Cemitério dos Casa.

Geraldo Mendes da Silva, 54. Natural de Canindé (CE). Anteontem. Cemitério Jardim da Colina.

DIADEMA

Graça Guilhermino Ferro, 84. Natural de São Paulo (SP). Dia 16, em São Bernardo. Cemitério Municipal.

RITA MARIA DA CONCEIÇÃO
(Capoeiras, PE, 15-7-1907 - Santo André 6-3-2011)

Dona Rita, mais que centenária. Em Pernambuco, o trabalho na terra, o casamento com José Simião da Silva, a chegada dos nove filhos - dos quais apenas quatro estão vivos: Maria José, Luiz (o Lula), Antonio (o Tota) e Maria Alzira.

Na década de 1950, a mudança para Santo André, a morada em Camilópolis, depois no Parque Novo Oratório. Os netos, a religiosidade, as missas no bairro e o drama de perder a audição.

Dona Rita deixou de ouvir aos 20 anos de idade. Mas conseguia comunicar-se lendo os lábios dos interlocutores, em especial da filha Maria José.

"Ela nos contava histórias de quando tinha 13, 14 anos, muitas histórias", conta Daniela, uma das bisnetas. "Em especial, nossa bisa falava das longas caminhadas nos seus tempos de menina e juventude".

Filha de José Gonçalves de Lima e Joanna Maria da Conceição, Rita Maria da Conceição faleceu aos 103 anos. Está sepultada no Cemitério Curuçá. AM




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;