Setecidades Titulo Concurso literário
Desafio de Redação divulga vencedores e faz premiação dia 22

Evento será fechado para as escolas finalistas da 12ª edição, que dará aos ganhadores notebooks, bicicletas e uma bolsa de estudos integral

Bianca Barbosa
Especial para o Diário
08/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Os vencedores do 12º Desafio de Redação, iniciativa do Diário que teve como tema Uma Atitude Sustentável Pode Mudar o Mundo, serão conhecidos no dia 22, quando também será feita a premiação. No total, foram produzidos mais de 96 mil textos, número que elevou para 1,3 milhão a produção de redações ao longo das 12 edições.

O trabalho de selecionar os finalistas coube a 238 estudantes voluntários da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), parceira na iniciativa. Na primeira fase, cada um deles foi responsável por cerca de 100 redações e escolheram, de acordo com os critérios de avaliação, as dez melhores. Na segunda etapa foram avaliadas 800 redações, e ontem realizaram a seleção dos vencedores. “Foi um trabalho difícil. Hoje (ontem) separamos equipes para decidir os melhores textos das seis categorias”, explicou o professor de Comunicação Ricardo Carvalho de Almeida, 40 anos, responsável pela coordenação dos voluntários.

A última fase ocorreu no campus Barcelona da USCS, no período das 14h às 18h. O estudante de Direito Rafael Locato, 21, já tinha lido 50 redações em uma hora e meia. “O que mais chamou minha atenção foi o poema de uma menina, no qual ela falava da perspectiva do lixo, contando quais eram os sonhos dele”, disse.

Já a estudante de Pedagogia Carina Willemann, 36, prestou atenção aos erros básicos de ortografia e interpretação do tema. “Percebi que nas escolas públicas a incidência de erros ainda é muito grande. E constatar isso é importante para melhorarmos a Educação das nossas crianças”, opinou.

Segundo os voluntários, o tema envolveu muitas histórias sobre reciclagem, lixo, e algumas bem específicas, como a redação que a estudante de Direito Aldevânia Alves de Santana, 35, recebeu na primeira fase. “O menino contava uma história muito legal sobre enchentes causadas por acúmulo de lixo na rua, mas em determinado momento o personagem da história ia à rua para ajudar quem sofria na enchente e era atingido por 30 tiros.” Ela acha que o menino focou muito na palavra atitude do tema, e acabou se perdendo no texto.

Com muitas histórias para contar, os voluntários escolheram os mais de 50 vencedores da 12ª edição. Os prêmios variam entre notebooks, televisores, bicicletas e a tão sonhada bolsa integral de estudos da USCS. O concurso é patrocinado pelo Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano), copatrocinado pela Braskem e tem apoio da rede de academias Smart Fit.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;