Setecidades Titulo Ensino Superior
Cenário político do País estimula a procura por cursos de Direito

Graduação observou alta de 32% no número de matrículas entre 2009 e 2016, segundo o MEC

Por Juliana Stern
Especial para o Diário
06/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 De acordo com Censo da Educação Superior de 2017, realizado pelo MEC (Ministério da Educação), a graduação mais procurada pelos vestibulandos atualmente no País é o curso de Direito. Segundo a pesquisa, a procura pelo bacharelado teve um aumento de 32% entre 2009 e 2016, ultrapassando cursos de Administração e Pedagogia. O interesse, conforme avaliação do governo federal, pode ser atribuído ao aumento de debates que envolvam o mundo jurídico por causa de acontecimentos nacionais, como a Operação Lava Jato, iniciada em 2014, e o impeachment de Dilma Rousseff (PT), em 2016.

No Grande ABC, pelo menos cinco instituições privadas de Ensino Superior oferecem a graduação. FDSBC (Faculdade de Direito de São Bernardo), Universidade Anhanguera, Umesp (Universidade Metodista de São Paulo), USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e Esags (Escola Superior de Administração e Gestão) Strong, de Santo André, que começa a receber alunos de Direito em 2019. O curso em todas as instituições tem duração mínima de dez semestres (cinco anos), com mensalidades variando entre R$ 650 e R$ 1.106.

A mais tradicional entre as instituições é a FDSBC, que atua há 54 anos como faculdade especializada em Direito. Neste período, foram formados 14 mil profissionais. Para a instituição, o mais importante no curso é “conectar o aprendizado à comunidade e aos contextos político, econômico, cultural e social”.

Já a Anhanguera informou que preza por atender a necessidade do aluno de sair da universidade preparado para o mercado de trabalho. Para a instituição de Ensino Superior, “é necessária formação do profissional-cidadão competente e capacitado para manter-se no mercado, desenvolvendo-se com eficiência e eficácia na área que escolheu atuar”.

Também preocupada com a questão da empregabilidade, a Metodista destacou que busca “preparar futuros profissionais para compreender a realidade nos aspectos relacionados ao Direito nos contextos local, regional e global, capacitando-os para atividades da carreira em geral”.

 

ESAGS

Já a Esags possui visão diferente em relação ao mercado de trabalho. Por ser uma escola voltada aos negócios, o curso de Direito focará neste nicho. Segundo a coordenadora Solange Silva, o aluno da Esags sairá mais preparado em relação ao poder público, a contratos e direitos empresariais e trabalhistas. “Há carência de profissionais voltados para essas áreas. Queremos dar uma formação especializada desde a graduação.” A escola foi autorizada a abrir 200 vagas no período matutino para 2019.

Para os alunos que possuem o interesse em ingressar na faculdade, o vestibular para Direito está marcado para 2 de dezembro, às 14h, com possibilidade de bolsas de estudos por mérito ou por meio da pontuação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Mais informações pelo telefone 4433-6167 ou via e-mail admissaoalunos@esags.edu.br.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;