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Ômega 3


Leo Kahn

02/11/2018 | 07:00


Parte do acido graxo poli insaturado, é obtido através da dieta alimentar, sendo um alimento importante, fonte de energia e no auxilio da absorção de vitaminas A, D, E e K.

Sua atuação reduz processos inflamatórios, controla níveis de colesterol sérico, auxiliando e protegendo o corpo de doenças cardiovasculares. 

Embora ambos ácidos graxos sejam essenciais, o corpo necessita de cada um deles em concentrações diferentes, estudos têm demonstrado que o organismo precisa de duas partes de ômega 6 para cada parte de ômega 3.

Nos Estados Unidos a proporção de ômega 6 para ômega 3 é de dez para um, além de causar processos inflamatórios relacionados à obesidade, essa grande disparidade entre os dois tipos de ácido graxo pode estar associada a uma maior incidência de doenças cardíacas, depressão e diabetes.

Outros benefícios:

 

Auxilia o sistema imunológico

Melhora a coagulação

Atua na formação da retina ocular

Colabora na síntese de hormônios;

Age na composição da bainha de mielina dos neurônios

Reduz a pressão arterial

Atua na comunicação química entre as células nervosas

Melhora a capacidade de aprendizagem

Auxilia o combate da artrite reumatoide

Melhora a depressão

Ajuda no combate de alergias e asma

Saiba mais:

A partir do consumo de ômega-3 ocorrem no organismo a biossíntese dos ácidos graxos EPA (eicosapentaenoico) e DHA (docosahexaenóico).

Apesar de apresentarem estruturas semelhantes, exercem funções bem diferentes e importantes no organismo. 

O EPA está relacionado, principalmente, com a saúde cardiovascular.

O DHA é considerado fundamental para o desenvolvimento do sistema visual e cerebral, além de estar associado à saúde materno-infantil.

60% do cérebro são constituídos por gordura, especialmente o Ômega 3.

A diminuição da ingesta desta gordura está associada a maior perda de memória do idoso e a elevados níveis de sentimentos de angústia e depressão.

A dose diária recomendada varia de acordo com a idade:

Bebês de zero aos 12 meses -0, 5g

Crianças de 1 a 3 anos -0,7g

Crianças de 4 a 8 anos -0,9g

Meninos de 9 a 13 anos - 1,2g

Meninas de 9 a 13 anos - 1,0g

Homens adultos e idosos - 1,6g

Mulheres adultas e idosas - 1,1g

Gestantes - 1,4g

Mulheres que amamentam - 1,3g



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Ômega 3

Leo Kahn

02/11/2018 | 07:00


Parte do acido graxo poli insaturado, é obtido através da dieta alimentar, sendo um alimento importante, fonte de energia e no auxilio da absorção de vitaminas A, D, E e K.

Sua atuação reduz processos inflamatórios, controla níveis de colesterol sérico, auxiliando e protegendo o corpo de doenças cardiovasculares. 

Embora ambos ácidos graxos sejam essenciais, o corpo necessita de cada um deles em concentrações diferentes, estudos têm demonstrado que o organismo precisa de duas partes de ômega 6 para cada parte de ômega 3.

Nos Estados Unidos a proporção de ômega 6 para ômega 3 é de dez para um, além de causar processos inflamatórios relacionados à obesidade, essa grande disparidade entre os dois tipos de ácido graxo pode estar associada a uma maior incidência de doenças cardíacas, depressão e diabetes.

Outros benefícios:

 

Auxilia o sistema imunológico

Melhora a coagulação

Atua na formação da retina ocular

Colabora na síntese de hormônios;

Age na composição da bainha de mielina dos neurônios

Reduz a pressão arterial

Atua na comunicação química entre as células nervosas

Melhora a capacidade de aprendizagem

Auxilia o combate da artrite reumatoide

Melhora a depressão

Ajuda no combate de alergias e asma

Saiba mais:

A partir do consumo de ômega-3 ocorrem no organismo a biossíntese dos ácidos graxos EPA (eicosapentaenoico) e DHA (docosahexaenóico).

Apesar de apresentarem estruturas semelhantes, exercem funções bem diferentes e importantes no organismo. 

O EPA está relacionado, principalmente, com a saúde cardiovascular.

O DHA é considerado fundamental para o desenvolvimento do sistema visual e cerebral, além de estar associado à saúde materno-infantil.

60% do cérebro são constituídos por gordura, especialmente o Ômega 3.

A diminuição da ingesta desta gordura está associada a maior perda de memória do idoso e a elevados níveis de sentimentos de angústia e depressão.

A dose diária recomendada varia de acordo com a idade:

Bebês de zero aos 12 meses -0, 5g

Crianças de 1 a 3 anos -0,7g

Crianças de 4 a 8 anos -0,9g

Meninos de 9 a 13 anos - 1,2g

Meninas de 9 a 13 anos - 1,0g

Homens adultos e idosos - 1,6g

Mulheres adultas e idosas - 1,1g

Gestantes - 1,4g

Mulheres que amamentam - 1,3g

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