Turismo Titulo Festa
Destinos para celebrar o Dia dos Mortos no México
Por Redação
Do Rota de Férias
02/11/2023 | 09:55
Compartilhar notícia


Em 2 de novembro celebra-se o Dia de Finados no Brasil, um feriado fúnebre. Na terra da tequila, porém, a data é marcada por muita festividade.

O Dia dos Mortos no México conta com atrações em diversos cantos do país. Michoacán e Chiapas são alguns dos destinos com programação para a data. A capital, Cidade do México, também não fica de fora.

Confira algumas curiosidades e destaques das celebrações do Dia de Los Muertos no México.

Planeje-se – Passagens aéreas em oferta para o México.

Dia dos Mortos no México

Data é celebrada com festa no México

A data foi nomeada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2008, pela UNESCO, mas o Dia dos Mortos no México é um legado ancestral herdado de diferentes culturas pré-hispânicas. Na ocasião, também comemora-se o Dia de Todos os Santos Católicos.

Histórias e cultura popular contam que os falecidos retornam a cada ano para visitar parentes e coexistir com os vivos, para desfrutar de suas ofertas. Por isso, comidas e bebidas favoritas são postas em altares para agradar os entes queridos que partiram dessa para melhor.

Atrações e destinos

Diversas práticas e tradições ocorrem no país durante o feriado. Cidade do México, Aguascalientes, Oaxaca e Guanajuato estão entre as opções de destinos mais indicadas para quem deseja aproveitar as festividades. Cerca de 7,5 milhões de turistas costumam passar a data no país todos os anos.

No fim de outubro, por exemplo, costuma-se realizar o tradicional Desfile dos Mortos na capital. Esculturas gigantes de crânios, barcos e catrinas em carros alegóricos percorreram uma das principais avenidas da cidade.

Guanajuato, por sua vez, celebra um famoso Desfile das Catrinas. Nele, as pessoas se vestem como personagens a partir de um tema que muda a cada edição. Há ainda uma vigília em San Luis Potosí, o Xantolo, celebração mais importante da região.

Enquanto isso, a ilha de Janitzio, em Michoacan, presta homenagem aos angelitos – nome dados àqueles que morreram quando crianças. Há ma procissão noturna, quando canoas enfeitadas surgem com deliciosos pratos e bebidas, acompanhadas de música para receber os que retornam da morte.

Em 2 de novembro, nas comunidades indígenas de Xantolo, costuma-se levar oferendas aos panteões e adornar os túmulos com flores para as almas. Segundo a crença da região, elas permanecem na terra durante todo o mês.

O que você precisa saber antes de ir ao México

Quando planejo minhas viagens para o México, recorro a uma série de ferramentas de auxílio antes mesmo de fazer as malas. Assim, consigo comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para atrações, com mais segurança e pagando menos.

É imprescindível também fazer um seguro viagem e comprar um chip de viagem internacional. Assim, você evita os gastos absurdos cobrados com saúde no país, caso algo fuja do previsto, e consegue usar internet ou telefone para se comunicar com quem está no Brasil, checar e-mails, postar fotos no Instagram, usar o WhatsApp e tudo mais.

Já fez a reserva da passagem aérea?

Para não ficar perdendo tempo entrando em um monte de site de companhia aérea, uso a plataforma Vai de Promo na hora de comprar passagens. Gosto dela pelo fato de indicar as principais rotas disponíveis e listar, de forma automática, os melhores preços.

Onde ver preços: Vai de Promo

Sabe onde ficará hospedado?

Uma boa dica para encontrar hotéis e consultar avaliações de quem já foi é usar o Booking.com. O site tem sempre boas ofertas e permite fazer reservas de forma prática e rápida. Eu indico, sobretudo, hotéis, pousadas e casas de aluguel que permitem pagamento apenas na chegada ao destino.

Onde ver preços e avaliações: Booking.com

Já garantiu o seguro viagem?

Indico de longe o Seguros Promo, metabuscador que vasculha as principais seguradoras de viagem do Brasil em busca dos melhores preços, sem que você precise ficar entrando no site de cada uma delas. Assim, dá para economizar e ainda ganhar um tempão. Depois de fazer sua escolha, use o cupom ROTADEFERIAS15 na caixa “Cupom de desconto” e ganhe 15% de desconto.

Onde consultar: Seguros Promo

Pediu o chip viagem para usar internet ilimitada?

Jamais deixo de adquirir um chip viagem internacional, que permite acesso à internet durante o passeio. O custo proporcional à viagem é superbaixo, e o serviço, ótimo. Testei  várias opções e costumo usar os chips da America Chip, que têm ótimo atendimento e nunca me deixam na mão. Eles, inclusive, têm planos de eSim.

Onde pedir: America Chip

Vai alugar carro? Reserve com antecedência

Uma das escolhas mais difíceis na hora de viajar é identificar o meio de transporte que usará no destino. Se a ideia é alugar carro, a dica é sempre fazer reserva com antecedência. Sugiro o comparador online da Mobility que, com uma única pesquisa, exibe os melhores valores de locadoras confiáveis. Vale a pena.

Onde reservar: Mobility

Reservou os ingressos das atrações?

Não tem nada mais frustrante do que viajar e não conseguir entrar numa atração por falta de reserva. Por isso, ao definir nossos roteiros, garanto tudo com antecedência. Existem ótimos serviços, como o Civitatis, que oferecem não apenas tíquetes de pontos turísticos, mas também de eventos, parques temáticos e até mesmo transfers.

Onde reservar: Civitatis

LEIA TAMBÉM:




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;