Já faz tempo que o Facebook não é mais o único foco das marcas e de quem trabalha com redes sociais. O Instagram é conhecido por ser uma mídia com público engajado e disposto a comprar. “É por isso que é muito importante marcar presença e saber fazer bom uso dela”, comenta Samuel Pereira, especialista em audiência na internet e criador do “Segredos da Audiência – Ao Vivo”.
Segundo o profissional, existem inúmeras estratégias e técnicas possíveis para conquistar bons resultados ao utilizar o Instagram. “O mais importante para se ter em mente é que não adianta nada ter milhões de seguidores e curtidas se eles não representam o público que vai comprar de você”, explica. Assim, o segredo é atrair pessoas capazes de gerar resultados para o negócio. “Se você faz um bom uso do seu conteúdo, vai contribuir para que seu público seja sólido e sustentável no longo prazo, em vez de ficar nas mãos da mudança de algoritmos”, alerta, antes de listar alguns segredos importantes.
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Samuel conta que é preciso usar e abusar das métricas que o perfil comercial traz. “Isso vai te ajudar a crescer de forma orgânica, sem depender de anúncios”, diz. “As métricas mostram quantos seguidores vieram de uma postagem, então, mantenha-se postando várias vezes ao dia e procure notar o padrão de postagem que ajuda a trazer mais seguidores”, ensina. Outra forma de crescer organicamente é entrando em “Buscar” e pesquisando as hashtags em alta. “Você vai saber quais utilizar nas postagens.”
O segundo segredo é chamar os seguidores para outras redes sociais. “Se você já tem uma boa base de fãs no YouTube, por exemplo, convide-os para acompanharem o Instagram também”, explica Samuel. O especialista ainda conta que o público que vem de outras mídias é mais engajado, e isso é ótimo. “Esses seguidores mais engajados aumentam a sua relevância, fazendo com que seu conteúdo chegue a mais pessoas”, completa.
Por experiência própria, Samuel indica que vídeos dão mais resultados se for para fazer anúncios no Instagram. “Se você tem orçamento disponível, faça uma postagem com dicas e informações relacionadas ao seu negócio”, sugere. “É preciso atrair as pessoas com a intenção certa para que você consiga vender para elas depois”, completa.
Além de postar com regularidade e frequência, Samuel indica a importância de publicar nos horários em que as pessoas estão no Instagram, como se a conta fosse de um usuário comum. “Você pode curtir fotos de pessoas que têm a ver com seu perfil, seguir aqueles que seguem perfis parecidos com o seu, e seguir perfis que postam hashtags parecidas com seus nichos”, indica. O único defeito disso é que essa tarefa não é escalável, ou seja, precisa ser feita manualmente.
Por fim, Samuel conta que é preciso enxergar o Instagram como uma fonte de tráfego. “Quando você entende que o dinheiro flui para onde vai a atenção das pessoas, você compreende o quanto é importante estar presente em diversos canais. Estas fontes de atenção devem ser possíveis de aumentar exponencialmente, sem a necessidade de muito trabalho braçal”, destaca. E o que permite que isso ocorra é justamente ter uma audiência de pessoas engajadas em vez do tráfego que vem de links e estratégias. “Ter uma audiência leva você para um próximo nível, pois somente quando o seu negócio tem uma audiência fiel ele se torna mais sólido”, completa.
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