Porsche Macan combina potência, luxo, tecnologia e espaço com muita força e velocidade
‘Se eu ganhar na loteria...’ Pense bem quantas vezes você se referiu a alguma coisa aparentemente impossível de conquistar e começou a conversa com a frase que abre este texto. Dentre todos estes desejos certamente cabe um carro com motor biturbo 3.0 com 360 cavalos de potência, que vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos e chega aos 256 km/h de velocidade máxima. O único obstáculo entre a vontade e a sua concretização é o montante de R$ 458 mil necessário para a compra. Mas esse é um detalhe apenas.
O carro em questão é um SUV, segmento que representa quase 25% dos modelos vendidos no País nos primeiro nove meses de 2018. Mas não um SUV qualquer. Trata-se do Porsche Macan GTS, versão esportiva do modelo fabricado pela marca alemã.
O irmão caçula (e menor) do Cayenne, que começou a ser produzido em 2011, é bem mais que um utilitário médio. É um Porsche e traz algumas características do DNA esportivo do fabricante. A começar pelo ronco. É pisar e constatar que ele realmente fala alto.
Mas tem muito mais a oferecer. No interior, os bancos são revestidos em couro. Motorista e passageiro dianteiro dispõem de oito regulagens eletrônicas, além da possibilidade de memorização de três modos diferentes.
No console central, são 28 botões próximos à alavanca de câmbio. Entre elas as que mudam a forma de condução para sport, sport plus ou off road. Além de central multimídia que conversa com o smartphone e oferece opções de navegação, controle do ar condicionado e até detalhes do carro. Informações que também podem ser projetadas no painel.
O câmbio, de sete velocidades com dupla embreagem, é mais um item a ser destacado. Sem falar do teto solar panorâmico e elétrico. Se ainda faltava alguma coisa, o relógio analógico (característica da Porsche) é a cereja do bolo. Perfeito.
Se a lista de desejos para quando a sorte sorrir já era grande, ganhou mais um item depois do breve período de quatro dias de avaliação do Macan.
Uma sigla que remete à tradição e esportividade
O Porsche Macan é o décimo modelo da marca a ganhar o ‘sobrenome’ GTS, abreviação de Gran Turismo Sport, que designa as versões esportivas.
A tradição teve início em 1963, com o 904, um coupé com motor central que conquistou vitórias nas pistas de corrida mundo afora, mas que também impressionava nas ruas.
Em 1981 foi a vez de o 924 Carrera GTS dar continuidade à história. Em 1992, seguia-se o Porsche 928 GTS,
Em 2007, foi apresentado o Cayenne GTS com motor atmosférico V8, com 430 cavalos de potência.
Atualmente, a gama GTS começa com o Porsche Boxster GTS. O roadster de motor central oferece 330 cavalos.
Nos modelos com motor traseiro, o 911 Carrera GTS teve aumentado o nível de potência para 430 cv. O seu motor boxer de seis cilindros dispõe de 3,8 litros de cilindrada. A variante GTS do 911 está disponível como Coupé, Cabriolet e Targa 4, sendo que os primeiros dois também podem ser encomendados com tração integral.
Nos modelos com motor dianteiro, seguiu-se ao Cayenne GTS o Panamera GTS, cujo motor V8 de 4,8 litros entrega 440 cavalos de potência.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.