Setecidades Titulo Fim do impasse
Mauá dá posse a GCMs 52 dias após formatura

Nomeação dos 40 oficiais foi realizada depois da revogação de decreto de calamidade financeira

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
23/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Após 52 dias da formatura que apresentou 40 novos oficiais para a CGM (Guarda Civil Municipal) de Mauá, os funcionários finalmente foram incorporados ao contingente de servidores e assumiram suas funções. Apresentados em 31 de agosto pela então prefeita interina Alaíde Damo (MDB), os profissionais participaram de evento com o prefeito Atila Jacomussi (PSB) na última sexta-feira. A posse efetiva ocorreu após a revogação do decreto de calamidade financeira, assinado por Alaíde em 6 de julho e revogado por Atila no início de outubro.

No evento de posse, realizado semana passada, o chefe do Executivo mauaense também anunciou a entrega de coletes balísticos, armamento, munição, farda, bota, cinturão e algemas. Segundo a administração, a corporação passa a contar agora com 260 integrantes. “Estamos tendo novo tempo na Segurança Pública de Mauá”, declarou. Atila afirmou que, com o incremento no efetivo, serão retomadas ações, como é o caso do Bairro Seguro (com rondas da Guarda), Ponto Seguro (nos pontos de ônibus) e Programa Detecta (para identificar roubo de veículos).

O prefeito também informou que está aberta licitação para contratação de novas viaturas. Em agosto, a empresa que alugava os veículos para a CGM de Mauá retomou ao menos sete automóveis por falta de pagamento. Desde então, dez carros foram cedidos por São Bernardo, em regime de comodato, por até 180 dias – até janeiro.

O Diário publicou em setembro reportagem sobre a demora na nomeação dos oficiais, que, segundo funcionários do setor, não havia sido feita por falta de recursos para os novos gastos com folha de pagamento. Na época, servidores revelaram angústia pela demora em assumir os cargos, além da incerteza sobre o início do recebimento de salários, uma vez que alguns deles haviam se desligados de seus antigos empregos para assumir o cargo público. Após a cerimônia de formatura, os guardas foram orientados a devolver os uniformes e aguardar novo chamado. Como justificativa, a administração informou que o rito administrativo estava em andamento.

A equipe do Diário esteve ontem na cidade e constatou a presença dos profissionais da Segurança no Centro da cidade. Guardas também confirmaram que os novos oficiais já estão desempenhando suas funções. Questionada, a Prefeitura de Mauá não informou o motivo da demora na nomeação, mas alegou que a apresentação anterior ocorreu após conclusão de treinamento dos profissionais contratados recentemente. A administração destacou ainda que entrou em ação novo programa de policiamento na cidade, que consiste em sistema de roteirização, priorizando bairros conforme o índice de criminalidade e a quantidade de circulação de pessoas.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;