Memória Titulo Memória - Clássicos do Diário há 60 anos: 1958-2018
Comício dos comunistas
Por Ademir Medici
19/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O regime eleitoral no Brasil foi restabelecido em 28 de maio de 1945, pelo decreto-lei 7.586, que fixou normas para o alistamento de eleitores para o pleito e apuração das eleições de 2 de dezembro, quando seria eleito o novo presidente da República e demais cargos federais.

Na região, industrial por excelência, os setores conservadores temiam o avanço dos comunistas. “Conforme estava anunciado, realizou-se a 12 do corrente, às 20h30, na Praça Adhemar de Barros, em nossa cidade (Santo André), o comício levado a efeito pelos elementos do Partido Comunista do município”, noticiou o semanário Borda do Campo, edição de 15 de julho de 1945.

Do jornal: “O referido maeting ou reunião política teve lugar em torno de um caminhão de onde falaram quatro oradores operários, que eram chamados de acordo com uma lista lida pela senhorita (Carmem) Savietto”.

Mais: “Um representante do nosso jornal esteve no local e pode assegurar aos eleitores que os participantes do comício não excederam 70 pessoas, o que vale dizer que essa organização ainda não captou as simpatias e o apoio do forte e respeitável elemento operário do nosso município, e cujo número atinge a 35 mil”.

AMANHÃ

O PSD com Dutra.

A nossa turma influenciou a Constituinte

O advogado Luiz Carlos Ogoshi cursou advocacia porque detestava matemática. 

Trancou matrícula na Faculdade de Economia e prestou vestibular para a Faculdade de Direito de São Bernardo, diplomando-se em 1988 pela 20ª turma. Apaixonou-se pelo Direito. Especializou-se e advoga em várias áreas. Ele está no programa Memória na TV desta semana, ao lado de outros seis colegas. Cada um respondeu a várias rodadas de questões. A íntegra está no www.dgabc.com.br . A seguir, uma síntese do que Ogoshi falou.

UMA LEMBRANÇA

A Faculdade de Direito de São Bernardo foi a segunda, no Brasil, a fazer manifesto em favor da Constituinte, logo após a Faculdade de Direito do Largo São Francisco. O Dr. Alcir Raineri Filho, nosso colega de turma, foi um dos redatores desse manifesto, que foi enviado ao Congresso Nacional.

UM NOME

Yolanda Ascencio. Deficiente física. Não tinha visão. A primeira classificada no vestibular de 1984. A melhor nota durante o curso, entre quase 300 alunos. Depois de formada foi vereadora em São Caetano em duas legislaturas, com excelente trabalho social.

UM ACONTECIMENTO

A festa de formatura. Luiz Ogoshi participa com a primeira filha, ainda bebê, e que anos depois forma-se em Direito pela mesma faculdade.

A FACULDADE

Um divisor de águas. Antes do curso, o trabalho em empresas. A faculdade abre horizontes. Amplia conhecimentos e a sua visão do mundo.

A 20ª Turma

A voz dos advogados fora dos autos

DGABC TV: www.dgabc.com.br

6º Reencontro: hoje, às 19h, na Rota do Frango com Polenta

Amanhã em Memória:

A assistência judiciária gratuita

Como pagamento, um bolo caseiro

Interação com Facebook

"O último ladrão de galinhas"

Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 19 de outubro de 1988: “Mãozinha, você me furta as galinhas da Dona Carminha e ainda vem jogando a culpa na vítima? Sabe que você pode ir pra cadeia? Ser processado? Pegar cana? Roubar galinha é crime, Mãozinha”.

Acompanhe essa divertida crônica de 30 anos atrás agora no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 19 de outubro de 1988 – ano 31, edição 6887

Estado – Assembleia Legislativa instala a Constituinte estadual.

Imprensa – O Diário ganha duas menções honrosas do Prêmio Wladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, com fotos dos repórteres-fotográficos Alberto Murayama e Mauricio Pavan.

Homenagem – Hospital São Caetano inaugura placa do seu centro de estudos com o nome do professor Ivanhoé Espósito, falecido em maio de 1988.

Em 19 de outubro de...

1918 – Brasil Futebol Clube, de Santo André, oferece às famílias dos seus associados um animado baile.

A gripe espanhola. Diretoria do Serviço Sanitário alerta a população para os perigos da moléstia.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a cavalaria belga persegue as tropas alemãs, que batem em retirada.

1973 – Anunciada a venda da Cerâmica São Caetano.

Hoje

Dia do Guarda Noturno

Dia do Profissional da Informática

Santos do Dia

São Paulo da Cruz

Isaac Jogues

João de Brébeuf (ou de Brito)

Pedro de Alcântara

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 19 de outubro:

Em São Paulo, Igaraçu do Tietê, elevado a município em 1954, quando se separa de Barra Bonita; e Dolcinópolis, elevado a município em 1959, quando se separa de Jales.

No Rio Grande do Sul, Ijuí e Ivoti

Em Sergipe, Itabaianinha

No Paraná, Marilena

Em Goiás, Ouvidor e Três Ranchos

Em Minas Gerais, Pouso Alegre e Pouso Alto

Na Bahia, Santa Teresinha

Na Paraíba, São Francisco

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;