Fechar
Publicidade

Sábado, 20 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

|

Política centenária: o Grande ABC é ouvido


Ademir Medici

11/10/2018 | 07:00


No início do século 20, o Grande ABC foi chamado a participar das articulações para indicação de candidatos à Presidência da República. Dois desses registros aparecem muito claros nos velhos livros de atas da Câmara Municipal de São Bernardo.

O primeiro registro é de 15 de maio de 1905. Naquele dia, o intendente (prefeito) Alfredo Flaquer indicou, e a Câmara Municipal aprovou, o envio de ofício à comissão central do Partido Republicano, apresentando o nome de Bernardino de Campos como candidato à presidência.

O segundo registro é de 5 de agosto de 1909. A Câmara de São Bernardo recebeu convite da Comissão Diretora do Partido Republicano de São Paulo para indicar o delegado e representante do município junto à convenção nacional marcada para 22 de agosto no Rio de Janeiro. A Câmara indicou o médico e chefe político José Luiz Flaquer. Na convenção seriam escolhidos os candidatos do partido da República ao quadriênio 1910-1914.

Bernardino de Campos não ganhou a eleição de 1905. Nem Ruy Barbosa foi o vencedor em 1909. 

AMANHÃ

Um ministro federal no Grande ABC.

Uruguai, campeão da Copa São Caetano

México em sétimo, Nigéria em sexto, Polônia em quinto, Senegal em quarto, Colômbia em terceiro, Croácia vice-campeã, Uruguai campeão... Já está nos anais do São Caetano EC, os uruguaios conquistaram a copa disputada este ano na Rua Ceará, no bairro Fundação, na grande final com os representantes da Croácia.

Esportistas de São Caetano, continuem a nos acompanhar. Temos muito material ainda para ser apresentado. Valeu, Narciso Ferrari. Valeu, Edilson Batista. É tudo uma questão de administrarmos o espaço.

Interação com Facebook

O velho boêmio e as ruas do pecado

Após longa ausência, o velho boêmio aproveita a viagem da mulher e decide se reencontrar com a noite. Confira esta crônica que Guido Fidelis publicou no Diário em 11 de outubro de 1988. Está no Facebook da Memória, do endereço ao alto.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 11 de outubro de 1988 – ano 31, edição 6880


Manchete – CNI (Confederação Nacional da Indústria) prevê que a Constituição eleva custos em até 50%.

São Bernardo – Queimadas clandestinas acabam com mata no Núcleo Santa Cruz, em Riacho Grande.

Religiosidade – Bairro Pauliceia, em São Bernardo, realiza uma procissão em louvor a Nossa Senhora Aparecida, seguida por 3.000 fiéis. A tradição é cultivada desde 1946, quando Paulo Machado de Carvalho construiu pequena capela no bairro.

Futebol – Primeira rodada da fase decisiva. Pela Divisão Especial, em Ribeirão Preto, Comercial 0, EC São Bernardo 0; pela Segundona, em Jacareí, time da casa 0, Palestra de São Bernardo 0.

Em 11 de outubro de...

1918 – Chegam a São Paulo os escoteiros de São Vicente que subiram a serra pelo Caminho do Mar, debaixo de chuva, e que tiveram que parar em São Bernardo. Fatigados, eles estão alojados no quartel de bombeiros.

n A guerra. Do noticiário do Estadão: o desmembramento da Áustria; o papa Benedicto CV vai dirigir um apelo ao mundo pela aceitação das 14 cláusulas propostas pelo prefeito Wilson (Estados Unidos) a fim de tornar a paz possível.

Hoje

Dia do Deficiente Físico: lei estadual número 2.795, de 16 de abril de 1981, proposta pelo deputado Osmar Ribeiro Fonseca, de São Caetano.

Santos do Dia

João XXIII

Zenaide

Alexandre Saulo ou Sauli

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 11 de outubro:

Em São Paulo, Pariquera-Açu, no Vale do Paraíba. Elevado a município em 1954, quando se separa de Jacupiranga.

Em Rondônia, Ariquemes

No Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves

No Paraná, Cambé, Rio Branco do Sul e Santa Mariana

Na Paraíba, Campina Grande

Em Goiás, Itauçu

No Rio Grande do Norte, Jucurutu

Hoje é também o aniversário do Estado de Mato Grosso do Sul

Fonte: IBGE



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;