Política Titulo Voto na região
Grande ABC repete eleição de 2014 e elege nove deputados

Alex, Vicentinho, Motta, Barba, Carla, Luiz Fernando, Thiago, Márcio e Nishikawa formarão bancada

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
08/10/2018 | 07:34
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


O Grande ABC elegeu nove deputados, reeditando o desempenho regional de 2014. Foram seis parlamentares estaduais e outros três federais. Eram 126 candidatos com origem nas sete cidades. Alex Manente (PPS), de São Bernardo, e Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), de Diadema, conquistaram reeleição na Câmara Federal. Luiz Carlos Motta (PR), de Diadema, surpreendeu e ficou com uma cadeira no Congresso.

O popular-socialista parte para o segundo mandato consecutivo na Câmara Federal, enquanto Vicentinho, que chegou a ser líder da bancada do PT, vai para o quinto seguido. Motta debuta na Casa – ele é presidente da Fecomerciários (Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo).

Para a Assembleia Legislativa, voltam só dois nomes da região: Teonilio Barba (PT), de São Bernardo, e Luiz Fernando Teixeira (PT), também de São Bernardo. Os dois vão para o segundo mandato no Parlamento. Barba é ligado ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Luiz Fernando, empresário, foi presidente do São Bernardo Futebol Clube.

As outras quatro figuras regionais debutarão na Assembleia. Primeira-dama de São Bernardo, Carla Morando (PSDB) foi a única mulher eleita na região. Ela consegue recuperar a cadeira de deputado que tradicionalmente era de seu marido, o hoje prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB).

Filho do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), Thiago Auricchio (PR) quebrou jejum da cidade e se elegeu deputado estadual pelo município – o último político a conquistar tal feito foi Marquinho Tortorello, filho do prefeito Luiz Tortorello (morto em 2004).

Vice-prefeito de Diadema, Márcio da Farmácia (Podemos) foi outro a obter sua cadeira na Assembleia. Candidato do governo do prefeito Lauro Michels (PV), ele também colocou fim a hiato local, já que a última vez em que Diadema elegeu estadual foi em 2006, com José Augusto da Silva Ramos (PSDB) e Mário Reali (PT).

A surpresa da Assembleia foi Coronel Nishikawa (PSL). Pela primeira vez candidato, o bombeiro reformado aproveitou a boa votação da chapa do PSL.

SURPRESAS
Advogada autora do pedido de impeachment de Dilma Rousseff (PT), Janaína Paschoal (PSL) bateu recorte: ultrapassou a marca de 2 milhões de votos para deputada estadual, a maior marca de um candidato proporcional no País. Graças a seu desempenho, o PSL saiu de um deputado estadual para 14 em São Paulo.

Na Câmara Federal, Eduardo Bolsonaro (PSL), filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), passou do 1,8 milhão de votos. A segunda colocada foi também do PSL: a jornalista Joice Hasselmann, com 1,06 milhão de votos.

Kim Kataguiri (DEM), líder do MBL (Movimento Brasil Livre), Tiririca (PR), Alexandre Frota (PSL) e Celso Russomanno (PRB) conquistaram suas cadeiras. Bem como a policial Kátia Sastre (PR), que ficou famosa após vídeo em que ela mata um ladrão em Suzano ter viralizado na internet. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;