Política Titulo Confusão em Diadema
Votos em candidatos de outro Estado não são válidos
Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
07/10/2018 | 13:14
Compartilhar notícia


Uma suspeita de fraude em urnas agitou uma família de Diadema nesta manhã. O casal, que vota na mesma seção e zona na EE Olga Fonseca, no Centro, não conseguiu votar nos candidatos que escolheram para senadores. Ocorre que ambos optaram por nomes de outros Estados, o que não é permitido. Nesse caso, os votos serão anulados.

Segundo informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), não é possível votar em outros candidatos que não estão vinculados ao seu domicílio eleitoral. As urnas permitem, exclusivamente, o voto destinado aos candidatos dos respectivos Estados em que elas estão instaladas.

Antes de entender o que havia acontecido, a dona de casa chegou a voltar em sua residência para conferir na internet se os números estavam corretos. Certa de que havia alguma irregularidade, retornou ao local de votação e informou a suposta fraude a um policial militar e aos fiscais que acompanham a votação.

A munícipe recebeu um papel onde havia o registro de que não foi possível registrar seu voto. Apenas ao entrar em contato com a reportagem do Diário para relatar a suposta fraude, é que foi informada que, na verdade, não poderia votar em candidatos ao Senado de outros Estados, que no caso eram Magno Malta (PR), do Espírito Santo, e Flávio Bolsonaro (PSL), do Rio de Janeiro. "Falta muita informação. Falei para o fiscal quem eram meus candidatos e ele não explicou isso", comentou. A eleição segue neste domingo até 17 horas.

São Caetano - Eleitores que fizeram a biometria também estão enfrentando problemas. Eleitora da EMEF 28 de Julho, em São Caetano - que enfrentava grandes filas no começo da tarde - já tinha ido em duas escolas e não conseguiu encontrar sua sala. "Como eu faço para votar então?, questionou ela, que não quis se identificar, ao mesário. Ele indicou o plantonista do cartório naquele colégio eleitoral para tirar dúvidas.

Lembrando que no Grande ABC a biometria ainda não é obrigatória e que todos os dados de votação dos mais de 147 milhões de eleitores brasileiros podem ser encontrados no site do TSE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;