Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 1 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Canto da cidade

Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Coro de Santo André celebra dez anos de história e busca valorização da arte


Vanessa Soares

07/10/2018 | 07:16


Já se passaram dez anos desde que o Coro da Cidade de Santo André começou a entoar pelos quatro cantos do País repertório sinfônico com alto nível artístico, incomum a este tipo de formação, e muita seriedade. Prova disso são prêmios que o grupo já conquistou, como o tradicional concurso de coros do Clube Transatlântico de São Paulo, em 2011, com unanimidade de júri, e diversos convites para apresentação em locais consagrados como a Sala São Paulo, Auditório do Ibirapuera, além de parceria com orquestras diversas, como a Filarmônica Bachiana Sesi e maestro João Carlos Martins, Sinfônica da USP (Universidade de São Paulo), entre outras, como conta, orgulhoso, o jovem maestro e diretor artístico do Coro, Roberto Ondei, 37 anos, integrante e idealizador do projeto. “Representamos nossa região. Precisamos valorizar o que temos aqui.”

O grupo é composto por 50 integrantes, em sua maioria munícipes de Santo André, além de moradores do Grande ABC e da Região Metropolitana de São Paulo. E, em busca de maior valorização, coristas, ex-integrantes, formadores de opinião que apreciam o projeto, entre outros, criaram agora, formalmente, a associação do Coro de Santo André. “Queremos viabilizar nossos projetos. É uma ferramente que permite dar continuidade no trabalho”, explica Ondei.

Além disso, o especialista das batutas ressalta que a iniciativa de criar a associação facilitar o diálogo com a Prefeitura de Santo André, uma vez que a verba destinada para o projeto – cerca de R$ 130 mil por ano – foi cortada desde o início do ano e eles seguem em negociação com a municipalidade. Apesar disso, os ensaios, realizados três vezes por semana, seguem no Teatro Municipal.

Criado em 2008 com apoio da iniciativa privada, em 2009 o Coro se tornou parte integrante da Orquestra Sinfônica de Santo André, passando, assim, a receber o subsídio até o início de 2018.

De acordo com a Prefeitura, a verba foi cortada porque o Coro é uma associação de caráter privado, diferentemente do corpo estável da Prefeitura, como, por exemplo, a Orquestra Sinfônica. “Ressaltamos que somente no mês de setembro de 2018 é que o Coro da Cidade de Santo André se formalizou legalmente, com a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Dessa forma, passou a ter a mesma condição de outras entidades culturais privadas da cidade, podendo, assim, ter acesso aos recursos públicos municipais através de convocatórias ou editais, seguindo política acordada com o Conselho Municipal de Políticas Culturais. Em 2019, além da reedição das convocatórias já realizadas em 2018, serão abertas outras voltadas para o estímulo de práticas coletivas, projetos coletivos descentralizados, formação de redes, formação em gestão e produção cultural, estímulo à produção simbólica e artística utilizando recursos do Fundo Municipal de Cultura, oportunidade em que o Coro da Cidade de Santo André, já constituído legalmente, poderá participar”, foi relatado em nota.

NATAL ESPECIAL
Apesar da falta de verba atrapalhar o ano de comemorações pelos dez anos de existência – o aniversário foi em março –, o Coro da Cidade tenta viabilizar junto a comunidades do Grande ABC o Natal das Nações. A ideia é preparar repertório com músicas de diversos países, além de experiência gastronômica.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;